Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

origem do karate

:: Karatê



A origem do karatê



O Karatê-do teve suas origens na Ilha de Okinawa, através de muitos Mestres de Naha-te (cidade de Naha), Shuri-te (cidade de Shuri) e Tomari-te (cidade de Tomari) (Artes Marciais típicas da Ilha) que imigraram à China em busca de novos conhecimentos. Lá encontraram o Boxe Chinês (conhecido de forma geral como Kenpo), esta Arte Marcial chinesa fora criada pelos Monges Budistas (em especial o Monge Bodhy Dharma), pela necessidade de desenvolver uma forma de defesa para combater os ataques de assaltantes e criminosos. Desarmados, criaram então alguns movimentos de defesa e ataque, baseados em sua maioria, em movimentos de animais e insetos.


Retornando à Ilha de Okinawa, estes Mestres mesclaram seus conhecimentos aos conhecimentos adquiridos na China, mais a necessidade de se criar uma forma eficaz de combate que não utilizasse nenhum tipo de arma (faca, espada, punhal, etc.), em função da ocupação da Ilha pelos Samurais, que proibiram a utilização e porte de qualquer tipo de arma. Desarmada a população ficava à mercê dos saqueadores e bandidos. Criou-se então uma forma de combate que utilizava o próprio corpo como arma, daí então o surgimento da palavra KARATE-DO, que hoje quer dizer: “Kara” Vazio – “Te” Mãos – “Do” Caminho. (No seu surgimento, os ideogramas a principio se traduziam em “Mão Chinesa”).


Vários Mestres formularam suas próprias técnicas, surgindo então os estilos. Cada Mestre em cada parte da Ilha, dava ênfase à determinada técnica ou prática, ou sistema, de acordo com seus conhecimentos e necessidades. Não se sabe ao certo quantos estilos existem hoje, pois além dos estilos tradicionais, existem também, vários estilos derivados.
O estilo de Karate-do Goju-ryu foi criado pelo Grão Mestre Miyagi Chojun (1888 – 1953) que formulou suas técnicas após um período em que esteve na China (1915 a 1917), seguindo o exemplo de seu Mestre de Naha-te, Kanryo Higaona. As técnicas do Karate-do Goju-ryu, tiveram sua essência no Kenpo Chinês Shori-ken Fuku-ken Sho e são baseadas na filosofia do Yin Yang. “Os opostos que se completam”, já que a tradução de seus ideogramas querem dizer: “Go” Rigidez, Força – “Ju” Flexibilidade – “Ryu” Estilo.

O Karate se popularizou em todo o Japão por volta de 1920, quando alguns mestres foram convidados pelo Imperador (após uma demonstração em Okinawa) a lecionar a arte do Karate nas Universidades. Sendo então incorporado às tradicionais artes marciais japonesas e seguindo o sistema de filosofia do Budo (Caminho Marcial) adotando a partícula “Do” no final, como o Judo, Kendo, Aikido, Kyudo, Iaido, etc.


Existem também os estilos tradicionais de Karate-do:

1. Shotokan-ryu criado pelo Mestre Gishin Funakoshi
2. Wado-ryu criado pelo Mestre Hironori Otsuka
3. Shorin-ryu criado pelo Mestre Chochin Shibana
4. Shito-ryu criado pelo Mestre Kenwa Mabuni

Entre muitos outros, todos muito eficazes, cada qual com sua técnica e prática específica.

akirasaitoautor: Akira Saito – 4º grau de karatê, representante do estilo Shizuoka Goju-ryu no Brasil, técnico da Seleção Paulista e auxiliar técnico e treinador da Seleção Brasileira de Karatê, campeão paulista, brasileiro e sul-americano, tetracampeão da província de Shizuoka, no Japão. Mantém treinamento de kendô, Iaidô, kobudô, bojutsu, shibu e shodô.)

AO USAR INFORMAÇÕES DESTE SITE, NÃO DEIXE DE MENCIONAR A FONTE: www.culturajaponesa.com.br – autor: Akira Saito

LEMBRE-SE: AS INFORMAÇÕES SÃO GRATUÍTAS, MAS ISTO NÃO LHE DÁ DIREITO DE SE APROPRIAR DELAS.
CITANDO A FONTE, VOCÊ ESTARÁ COLABORANDO PARA QUE MAIS E MELHORES INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS SEJAM DISPONIBILIZADOS EM PORTUGUÊS.

www.karatedogojukai.com.br

www.fpk.org.br

www.karatedobrasil.org.br

Link interessante: Associação Shotokai de Portugal
http://www.cao.pt/shotokai/

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre