Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GOJURYU

GOJURYU


O discípulo de Sensei Chojun Miyagi, Shinzato Jin’an executou uma performance de kata no All Japan Marcial Arts Tournament, e foi convidado a participar da cerimônia de coroação de Hiro Hito em 1930. Após sua performance Shinzato foi questionado por um mestre de kobudo sobre a qual escola de Karate ele pertencia. Shinzato não pode responder aquela questão por naquele tempo não haver um nome para cada estilo de Karate. Quando Shinzato voltou a Okinawa, ele contou para Chojun Miyagi sobre o encontro, Miyagi pensou sobre o problema por um momento. Finalmente ele decidiu que era necessário ter um nome para seu estilo de arte marcial, para promover e expandir sua arte e também cooperar com as escolas japonesas de artes marciais.

Chojun Miyagi chamou sua arte de “Goju-ryu” que significa “rígido e flexível” de acordo com os preceitos do tradicional Kenpo chinês. Miyagi foi o primeiro mestre entre diferentes escolas de Karate a nomear sua arte. Embora Miyagi ter chamado sua arte de Goju-ryu ele raramente usava o nome, nem como placa de identificação em seu dojo. Em 1930, a arte de Miyagi estava formalmente registrada como “Goju-ryu” na Botuku-Kai, a associação japonesa de artes marciais.

Em 1930, Miyagi estava muito ativo no desenvolvimento e divulgação do Karate-do no Japão e também no resto do mundo. Em 1934, Miyagi estava no posto de chefe do comitê da ramificação de Okinawa da Botuku-Kai Association.

Em abril de 1934, um jornal havaiano convidou Miyagi para ir ao Havaí para introduzir e popularizar o Karate. Ele ficou dez meses no Havaí antes de retornar para Naha. Em 1934 ele também recebeu uma comenda do ministério da educação por seu excepcional serviço no campo da educação física.

Chojun Miyagi chamou sua arte de "GOJU-RYU". Ele escolheu o nome baseado na obra "OITO PRECEITOS" do tempo chinês tradicional que são encontrados no documento chamado "BUBISHI". Estes são os "Oitos Preceitos" na sua tradução para o Português:




1.

A mente é única junto ao céu e a terra.
2.

O ritmo circulatório é similar ao ciclo do sol e da lua.
3.

A forma de inspirar e exalar são o mesmo que a aspereza e a maciez.
4.

O ato é de acordo com o tempo e a oportunidade.
5.

técnicas vão ocorrer quando houver a ausência de pensamento consciente.
6.

Os pés devem avançar e recuar, separar e encontrar.
7.

Os olhos não perdem nem a menor mudança.
8.

Os ouvidos escutam bem em todas as direções.

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre