Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA FAIXA PRETA

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA FAIXA PRETA
Texto traduzido a partir do original encontrado no site da Federação Espanhola de Karate-do Tradicional.

Samurai por (Luiz Campos)
Hidetaka Nishiyama

Na história européia e especialmente na história inglesa, um homem de grande valor e dignidade que se destacava tanto no campo de batalha como na sua vida social era premiado com o título de cavaleiro. Esta designacão implicava que seu portador era um homem de honra e que possuia uma grande habilidade de combate. No Japão, este tipo de homem era denominado Samurai sendo objeto de grande atenção e respeito. Nestas épocas, tanto a Inglaterra como o Japão se constituíam de estados feudais e tanto os cavaleiros como os Samurais eram resultado das condições sociais da eras em que viviam, situação que não existe hoje em dia, mas apesar disto, o desejo de alcançar um grande nível em uma arte marcial, na autodisciplina e na defesa pessoal ainda persiste.

Atualmente o homem se esforça em uma arte marcial tentando alcançar a faixa preta como resultado de aprendizado para lutar, embora na mesma medida em que progrida no treinamento se torna mais consciente de um forte impulso: o de moldar-se a si mesmo, tranformando-se em uma pessoa melhor, não somente possuidora de uma grande habilidade de combate mas também de dignidade e honra. Tradicionalmente estes são sempre os objetivos de um estudante de artes marciais. A faixa preta é uma recompensa outorgada ao cavaleiro atual, ao moderno samurai que sacrificou muitas horas disciplinando sua mente e fortalecendo seu corpo no intuito de alcançar o máximo de desenvolvimento físico e mental possíveis. A faixa preta assim, é um símbolo de perícia. Inicialmente o sistema de grua foi estabelecido como uma série de níveis com os quais o estudante podia avaliar o seu progresso e a primeira faixa preta alcançada era conhecida como Shodan: primeiro grau ou passo inicial destes níveis.

O Shodan significa que o destudante domina os fundamentos da arte e está agora preparado para receber um treinamento mais avançado e se continuar praticando poderá alcançar outros Dans indicativos de progresso. Esta escala de valores tem provado a sua eficácia como grande motivador do estudante, mas também tem originado alguns problemas. Em primeiro lugar existe internacionalmente uma grande disparidade de critérios. Um sistema de graduação universal deveria ser normatizado da mesma forma que um centímetro é igual a outro em qualquer lugar do mundo. É preciso também compreender que esta escala de valores consiste em examinar as reações humanas, e devido as diferenças existentes em cada pessoa é difícil estabelecer regras únicas.

O Judo e o Kendo tem suas regras internacionais para avaliar, e isto se deve ao fato de suas origens são exclusivamente japonesas e estas regras nasceram junto com cada uma destas artes marciais. O Karate ao contrário tem várias escolas diferentes, cada uma das quais possuem suas particularidades e seus sistemas de exame separados. Quando o karate alcançou uma dimensão internacional, vários países receberam estilos diferentes cada um deles com suas próprias regras e isto permitiu que indivíduos sem escrúpulos criassem suas próprias organizações outorgando a faixa preta a estudantes não qualificados que por sua vez decidiram abrir suas próprias escolas e entregar suas próprias faixas pretas ao mesmo tempo que buscavam promover-se para obter benefícios econômicos.

O resultado final é que muitas faixas pretas constituem um mau exemplo e produzem uma má imagem do karate. Muitas pessoas dizem que como existem as casas de câmbio para as trocas de moedas, deveriam haver centros de reavaliação onde os faixas pretas pudessem ser reavaliados, embora a lista dos candidatos alcançasse a grossura de uma lista telefônica. O público não é consciente das diferenças entre os sistemas diferentes do graduação e as pessoas podem ser enganadas nos clubes que se outorgam faixas pretas rápido em um curo período de tempo de treinamento com nítidos objetivos comerciais, atitude perigosa tanto para o estudante como para a qualidade do ensino como um todo da arte marcial. Em um clube sério, a faixa preta se alcança após 3 a 5 anos de treinamento assíduo e duro sob uma orientação competente.

Cada karateca deveria saber que a faixa preta não é sinônimo de um prêmio, mas um objetivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação de máxima qualidade da qual se beneficia o estudante de karate em geral. Esta interpretação dos Dans deveria inspirar um sentimento de orgulho a quem recebe um DAN através de um treinamento rigoroso. Os cavaleiros e os Samurais de antigamente evitavam a todo custo os atos que pudessem ofuscar o juízo de sua honra. Será que os Faixas pretas modernos poderiam ter uma atitude diferente?

3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não li essa postagem ai, mas pelo visto o blog está otimo... parabens!

Anônimo disse...

Gostei bastante da postagem por ser um praticante do taekwondo e estar me graduando hem faixas ate chegar hem meu objetivo q eh a preta eh bom saber a origem e os principios de estar com uma faixa preta na cintura,q muitos leem isso e guardem... parabens add o site hem meus favoritos abrass

Unknown disse...

achei super interessante a postagem, eu sou praticante de karatê, demorei dez longos anos para chegar a ser faixa preta 1º Dan, sou uma jovem de 21 anos,hoje me considero merecedora de estar onde estou posso foi com muito esforço e dedicação....e posso dizer que em dez anos de treino, meu sensei nunca disse: muito bem ou ta otimo. Por mais esforço que eu fizesse parece que nunca estava bom para ele.
hoje agradeço a ele por isso, pois posso dizer que sou uma verdadeira faixa preta também por ser o que sou...OBS:Queo compartilhar que sou a primeira e até agora a única com essa graduação na minha cidade...OBRIGADA PELA ATENÇÃO, OSS!!!

Postar um comentário

tigre

tigre