Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O que é Karatê

O que é Karatê

K A R A T Ê-DÔ :
Na Escrita Japonesa (Kanji ), significa: O Caminho das Mãos vazias.

KARA: Livres, vazias, limpas - Tê: Mãos - DÔ: Caminho


Karatê escrito em Japonês

O QUE É KARATE ?

O QUE É K A R A T E - DO ?

Kara: Vazio , livres .
Te: Mãos .
Do: Caminho espiritual, método.

Antes de se falar em combate, em luta corpo a corpo, Karate é antes de tudo, um estilo de vida. Mas, o caminho das artes marciais, especificamente o Karate, não significa apenas adquirir habilidades defensivas e ofensivas; O caminho, o DO , não existiria sem todo um código de honra característico de toda arte marcial, baseada nas religiões do Oriente, mais especificamente Zenbudismo, Taoismo e Confucionismo.

Sem a filosofia, qualquer arte marcial é só briga de rua, ou então caça-níquel.

A mente de um verdadeiro praticante de Karate-Do antes de voltar a atenção para o seu corpo, deve estar voltada principalmente para sua auto-estima e amor à sua família. A verdadeira essência do Karate, só pode ser alcançada através desses sentimentos. O Karate ensinado pelos instrutores do Professor Silvio, não tem como objetivo apenas fazer campeões mas visa o crescimento e a valorização do homem .

A Sociedade não precisa de lutadores.
A sociedade precisa de cidadãos !

O Karate proporciona não apenas o exercício físico de forma harmoniosa, mas desenvolve princípios de respeito ao adversário, domínio próprio, determinação e humildade.
O Karate vai além da luta, tem uma filosofia e envolve virtudes necessárias para uma atuação social positiva : União, Amizade, Respeito e Disciplina.

O Karatê é muito mais que um esporte de combate , pois, o espírito que o norteia não é apenas a vitória nas competições, mas, acima de tudo, a auto superação.

Há muito tempo os Educadores consideram indispensável a Educação física e a Educação moral junto às outras matérias do currículo escolar. O Karate representa a vantagem de permitir que a criança e o jovem aperfeiçoem, simultaneamente, os dois objetivos. Os Instrutores da Sociedade Impacto de Karatê-Dô de Barretos / SP , proporcionarão isso aos alunos .

K A R A T E

- Ferramenta de Auto transformação -

O Karatê reforça o controle de um indivíduo.
Em combate, tem que se estar constantemente pronto a usar as técnicas defensivas e ofensivas sem, no entanto, parar de perceber o que se passa ao seu redor. Isso requer lucidez e para ser lúcido, é indispensável saber controlar-se. Desta maneira, os praticantes de Karate não representam um perigo para a sociedade.

karatedo em Kanji

O QUE REPRESENTAM OS COMBATES NO KARATE ?

Os combates físicos (Kumitês ), no Karate, são apenas simbolismos, representa a nossa luta diária com as dificuldades cotidianas. O combate obriga-nos a estar atento ao adversário e a tentar adivinhar as suas intenções; isso cultiva a nossa sensibilidade. É preciso saber o momento de esquivar, bem como, saber quando podemos " bater de frente ". Portanto, acrescentarei que o Karate, instrumento de formação física, social e moral, pertence ao Budô.

O QUE É O BUDÔ ?

O Budô é a via das artes marciais que procura a sabedoria através da prática e do conhecimento das técnicas corporais.

Com esta fusão do corpo e da mente, o Karatê é um exemplo de disciplina completa, necessária à criação de uma personalidade sã e sólida.

O Karatê-Dô é uma arte marcial que põe à prova o caráter, a personalidade, a alma, o espírito e o organismo de quem a pratica, fazendo com que exista uma luta interna com o praticante, levando-o a desafiar e a vencer a si mesmo.

O caminho (Dô) é uma estrada aberta à perfeição humana, que tenta devolver ao homem a calma do espírito, fazendo-o voltar ao estado puro, primitivo e livrando-o das algemas que o aprisionam à ilusão do mundo exterior.

KARATE : SÓ QUEM PRATICA, SABE A FORÇA QUE TEM.

Na prática do verdadeiro Karatê-Dô , a dificuldade é uma constante, e não será com pouco esforço que se dissipará. É através da dificuldade que aparece o verdadeiro homem.

Sabemos também que, na vida, a firmeza, vontade e a determinação é que nos levam a atingir um objetivo, uma meta. E assim é no aprendizado do Karatê. Quem de fato desejar treinar Karatê e aperfeiçoar-se, saberá que sua trilha será de apenas sacrifícios e pesquisas ininterruptas .

Como em qualquer atividade humana, sempre existirão pessoas mal intencionadas que iniciarão o Karatê pensando em utilizá-lo para hostilizar e humilhar algum semelhante. Porém, esse tipo de pessoa jamais compreenderá o verdadeiro significado de ser um praticante marcial. Será apenas uma pessoa medíocre e cheia de pose, merecendo apenas o desprezo dos demais praticantes.

A ORIGEM DO KARATE


O combate desarmado nasceu desde muito antes do que a própria história que se tenha conhecimento, por isso as origens mais antigas da arte são pouco definidas, escondidas freqüentemente no folclore de uma variedade de culturas de todo o mundo.
Várias formas de combate desarmado foram praticados na Índia, na China, Formosa e Okinawa, ao sul do Japão. Em Okinawa, a luta de "mãos vazias", em um certo momento, era praticada em segredo por causa da influência dos senhores feudais japoneses que tinham conquistado a ilha e, por isso, proibiam que seus subordinados carregassem as armas. Este ato de proibição das armas fez com que muitos dos povos começassem a praticar formas de combate desarmado em segredo. A partir daí, nascia a arte marcial Karate.

O KARATE MODERNO ( Karate-Dô )

O Karate moderno data do tempo em que o mestre Gishin Funakoshi (então cabeça da Sociedade das Artes Marciais de Okinawa e criador do estilo Shotokan) foi solicitado em maio 1922 pelo Ministério da Educação do Japão para conduzir aulas de Karatê em Tóquio.
A nova e entusiástica arte foi recebida e introduzida em várias universidades, o que fez com que nascesse a raiz e começasse a florescer o Karatê Moderno. Por ter sido praticado secretamente no passado, o Karatê formou um grande número de estilos (ou escolas) diferentes. O Karate-Dô alcançou sua forma final, tal qual como é conhecido hoje no mundo moderno, ao redor de 1922 no Japão , quando o mestre Funakoshi Gishin foi convidado sob o patrocínio do ministério da educação a fazer uma demonstração pública. Logo depois o Karatê-Dô foi inserido como matéria em educação física, nas universidades japonesas. Hoje, há numerosos estilos no Japão e em todo o mundo, porém os mais influentes são: o Shotokan, o Goju-Ryu, o Shito-Ryu, o Shorin-Ryu e o Wado-Ryu. A maioria dos principais estilos tem suas matrizes no Japão e filiais em outros países.

A INTRODUÇÃO DO KARATE MODERNO NO JAPÃO

O Karate foi introduzido no Japão na década de 1920 e sofreu algumas modificações. o significado do ideograma (símbolo da escrita japonesa) Kara significava “Chinesa” e devido a que o Japão e a China haviam entrado em guerra muitas vezes ao longo da história, os japoneses não iriam aceitar essa arte no seu país.

Nessa época, o Karate não tinha, até então, um método de ensino formal e padrão, sendo ensinado por cada mestre segundo o seu gosto particular, nem mesmo havendo um uniforme ( gui ) especial como os das outras artes marciais japonesas como o Kendo e o Judô, por exemplo. Tudo isto exigiu mudanças para que esta arte okinawense pudesse ser aceita pela sociedade e a cultura japonesa. Os ideogramas japoneses podem ser lidos de duas maneiras (“kun” e “un”) segundo o seu significado ou segundo a sua pronuncia.

Existe outro ideograma com a mesma pronuncia “Kara” do Karate, mas com outro significado que não “chinesa”. Este outro ideograma tem origem no termo Sunya ou Sunyata do sânscrito que significa “zero”, “vazio”, e é muito usado na tradição Zen-Budista com esse significado.

Vários dos mestres que queriam introduzir o Karate-Jutsu no Japão, decidiram adotar este outro símbolo e também trocar a expressão “jutsu” (técnica ou arte) por “do” que deriva da palavra chinesa “ tao ” (via, caminho).

Este nome pareceu, então, apropriado já que descreve uma arte de luta sem armas e também duas características importantes do Zen-Budismo: a “mente vazia” (sem preocupações, ódio, inveja ou desejo) e o “caminho”, a “via” que devemos transitar para chegar à iluminação. O passo seguinte foi a adoção do karate-gui , um uniforme igual para todos, branco, e o sistema de faixas e graduações de Kyus (faixas coloridas, da branca até a marrom) e Dans (do 1º ao 10º grau para os faixas pretas) similar ao que era usado no Judô.

No ano de 1933, o Dai Nippon Butokukai, órgão japonês encarregado das artes marciais, reconheceu oficialmente o Karate-Do como arte marcial.

O KARATE MODERNO NO BRASIL

O Karate chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, em 18 de Junho de 1908, quando o navio Kasaato-Maru aportava em Santos-SP. A colônia se instalou primeiro no interior de São Paulo. Durante décadas, professores vindos da terra-mãe ensinavam a "arte da mão vazia" aos jovens nipônicos e aos poucos brasileiros que se interessavam.
Só em 1956 o prof. Mitsusuke Harada organizou a primeira academia na rua Quintino Bocaiúva , no centro da capital Paulista.

Seguindo o exemplo , O Mestre Yoshihide Shinzato imigrou para o Brasil em 15 de janeiro de 1954 e ministrou aulas de Karate-Do em sua casa, para jovens da colônia japonesa. Em 25 de janeiro de 1954 fez demonstração de Karate-Do no Parque Ibirapuera, juntamente com os grupos de folclore de Okinawa e com seu irmão Yuzo, em comemoração aos 400 anos de aniversário da cidade de São Paulo. Em 03 de junho de 1962, fundou a Academia Santista de Karate-Do na Rua Brás Cubas em Santos-SP e em 1970 mudou o nome para Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil. Em 1976 criou a União Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil e em 1992 fundou a International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation.

Akamine ( 1958 ), e outros mestres de Karatê fundaram suas academias: Juichi Sagara e Okuda em São Paulo, Yasutaka Tanaka e Sadamu Uriu no Rio de Janeiro, Higashino em Brasília , Machida no Pará e Eisuku Oishina na Bahia.

Em 1960, o prof. Akamine fundou a associação brasileira de Karatê ( SP ) e a partir daí essa arte começou a crescer no país.

Em 1972, a equipe brasileira de Karatê ganha destaque internacional. Naquele ano, fomos campeões mundial com Luís Watanabe e no ano seguinte vice-campeão novamente com Watanabe e segundo lugar por equipe no 1º Campeonato Pan-americano realizado no Rio de Janeiro.

Em 1977, o Brasil terminou entre as 8 primeiras equipes no Mundial de Tóquio, no ano seguinte, bicampeão por equipe no Pan-americano de Montreal em 1978 e em 1981 vice-campeão Sul-americano em Buenos Aires.

Em 1983, o Brasil conquistou o 4º lugar no Mundial realizado no Egito.

Gostaria de lembrar que todos estes títulos foram conquistados por atletas de uma mesma organização pois no Brasil nesta época não existiam CBK e nem CBKT.
Karatecas de destaque no início do Karate esportivo no Brasil: Denílson Caribé, Paulo Góis, Ugo Arrigone, Ronaldo Carlos da Silva, Ricardo Carvalho, Ennio Vezzuli, Antônio Fernando Pinto, Dorival Caribé, Luís Watanabe, Antônio Gomes Martíns, Antônio Aderne, Flávio Costa, Robson Maciel, Yohannes Freiberg, Djalma Caribé, Ricardo D'Elia, Geraldo de Paula, Jose Carlos Gomes de Oliveira, entre outros.

CARACTERÍSTICAS DO KARATE SHOTOKAN

ASPECTOS TÉCNICOS


O Karatê Shotokan se caracteriza pelas posturas baixas e seus bloqueios amplos e poderosos. Seus golpes possuem base muito sólida e seus chutes tendem a ser mais baixos e fortes. É um estilo que exige bastante dedicação e esforço físico.

ARMAS


Não são usadas armas normalmente no Shotokan, embora muitos professores incluam técnicas do Kobudo no seu treinamento.

ASPECTOS FILOSÓFICOS


Por ter sido aperfeiçoado já no século XX, o Karatê Shotokan possui forte influência Zen-Budista. A meditação e os ensinamentos básicos do Zen estão fortemente presentes na conduta dos praticantes, se refletindo no Dojo Kun (juramento ou regras filosóficas de conduta no Dojô).

Dentre todos os estilos de Karatê , o estilo Shotokan é o mais praticado no mundo atualmente.

Fonte karatebarretos.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre