O que é Karatê
K A R A T Ê-DÔ :
Na Escrita Japonesa (Kanji ), significa: O Caminho das Mãos vazias.
KARA: Livres, vazias, limpas - Tê: Mãos - DÔ: Caminho
Karatê escrito em Japonês
O QUE É KARATE ?
O QUE É K A R A T E - DO ?
Kara: Vazio , livres .
Te: Mãos .
Do: Caminho espiritual, método.
Antes de se falar em combate, em luta corpo a corpo, Karate é antes de tudo, um estilo de vida. Mas, o caminho das artes marciais, especificamente o Karate, não significa apenas adquirir habilidades defensivas e ofensivas; O caminho, o DO , não existiria sem todo um código de honra característico de toda arte marcial, baseada nas religiões do Oriente, mais especificamente Zenbudismo, Taoismo e Confucionismo. Sem a filosofia, qualquer arte marcial é só briga de rua, ou então caça-níquel. A mente de um verdadeiro praticante de Karate-Do antes de voltar a atenção para o seu corpo, deve estar voltada principalmente para sua auto-estima e amor à sua família. A verdadeira essência do Karate, só pode ser alcançada através desses sentimentos. O Karate ensinado pelos instrutores do Professor Silvio, não tem como objetivo apenas fazer campeões mas visa o crescimento e a valorização do homem . |
A Sociedade não precisa de lutadores.
A sociedade precisa de cidadãos !
O Karate proporciona não apenas o exercício físico de forma harmoniosa, mas desenvolve princípios de respeito ao adversário, domínio próprio, determinação e humildade.
O Karate vai além da luta, tem uma filosofia e envolve virtudes necessárias para uma atuação social positiva : União, Amizade, Respeito e Disciplina.
O Karatê é muito mais que um esporte de combate , pois, o espírito que o norteia não é apenas a vitória nas competições, mas, acima de tudo, a auto superação.
![]() | Há muito tempo os Educadores consideram indispensável a Educação física e a Educação moral junto às outras matérias do currículo escolar. O Karate representa a vantagem de permitir que a criança e o jovem aperfeiçoem, simultaneamente, os dois objetivos. Os Instrutores da Sociedade Impacto de Karatê-Dô de Barretos / SP , proporcionarão isso aos alunos . |
K A R A T E
- Ferramenta de Auto transformação - O Karatê reforça o controle de um indivíduo. | ![]() |
O QUE REPRESENTAM OS COMBATES NO KARATE ?
Os combates físicos (Kumitês ), no Karate, são apenas simbolismos, representa a nossa luta diária com as dificuldades cotidianas. O combate obriga-nos a estar atento ao adversário e a tentar adivinhar as suas intenções; isso cultiva a nossa sensibilidade. É preciso saber o momento de esquivar, bem como, saber quando podemos " bater de frente ". Portanto, acrescentarei que o Karate, instrumento de formação física, social e moral, pertence ao Budô.
O QUE É O BUDÔ ?
O Budô é a via das artes marciais que procura a sabedoria através da prática e do conhecimento das técnicas corporais.
Com esta fusão do corpo e da mente, o Karatê é um exemplo de disciplina completa, necessária à criação de uma personalidade sã e sólida.
O Karatê-Dô é uma arte marcial que põe à prova o caráter, a personalidade, a alma, o espírito e o organismo de quem a pratica, fazendo com que exista uma luta interna com o praticante, levando-o a desafiar e a vencer a si mesmo.
O caminho (Dô) é uma estrada aberta à perfeição humana, que tenta devolver ao homem a calma do espírito, fazendo-o voltar ao estado puro, primitivo e livrando-o das algemas que o aprisionam à ilusão do mundo exterior.
KARATE : SÓ QUEM PRATICA, SABE A FORÇA QUE TEM.
Na prática do verdadeiro Karatê-Dô , a dificuldade é uma constante, e não será com pouco esforço que se dissipará. É através da dificuldade que aparece o verdadeiro homem.
Sabemos também que, na vida, a firmeza, vontade e a determinação é que nos levam a atingir um objetivo, uma meta. E assim é no aprendizado do Karatê. Quem de fato desejar treinar Karatê e aperfeiçoar-se, saberá que sua trilha será de apenas sacrifícios e pesquisas ininterruptas .
Como em qualquer atividade humana, sempre existirão pessoas mal intencionadas que iniciarão o Karatê pensando em utilizá-lo para hostilizar e humilhar algum semelhante. Porém, esse tipo de pessoa jamais compreenderá o verdadeiro significado de ser um praticante marcial. Será apenas uma pessoa medíocre e cheia de pose, merecendo apenas o desprezo dos demais praticantes.
A ORIGEM DO KARATE
O combate desarmado nasceu desde muito antes do que a própria história que se tenha conhecimento, por isso as origens mais antigas da arte são pouco definidas, escondidas freqüentemente no folclore de uma variedade de culturas de todo o mundo.
Várias formas de combate desarmado foram praticados na Índia, na China, Formosa e
O KARATE MODERNO ( Karate-Dô )
O Karate moderno data do tempo em que o mestre Gishin Funakoshi (então cabeça da Sociedade das Artes Marciais de Okinawa e criador do estilo Shotokan) foi solicitado em maio 1922 pelo Ministério da Educação do Japão para conduzir aulas de Karatê em Tóquio.
A nova e entusiástica arte foi recebida e introduzida em várias universidades, o que fez com que nascesse a raiz e começasse a florescer o Karatê Moderno. Por ter sido praticado secretamente no passado, o Karatê formou um grande número de estilos (ou escolas) diferentes. O Karate-Dô alcançou sua forma final, tal qual como é conhecido hoje no mundo moderno, ao redor de 1922 no Japão , quando o mestre Funakoshi Gishin foi convidado sob o patrocínio do ministério da educação a fazer uma demonstração pública. Logo depois o Karatê-Dô foi inserido como matéria em educação física, nas universidades japonesas. Hoje, há numerosos estilos no Japão e em todo o mundo, porém os mais influentes são: o Shotokan, o Goju-Ryu, o Shito-Ryu, o Shorin-Ryu e o Wado-Ryu. A maioria dos principais estilos tem suas matrizes no Japão e filiais em outros países.
A INTRODUÇÃO DO KARATE MODERNO NO JAPÃO
O Karate foi introduzido no Japão na década de 1920 e sofreu algumas modificações. o significado do ideograma (símbolo da escrita japonesa) Kara significava “Chinesa” e devido a que o Japão e a China haviam entrado em guerra muitas vezes ao longo da história, os japoneses não iriam aceitar essa arte no seu país.
Existe outro ideograma com a mesma pronuncia “Kara” do Karate, mas com outro significado que não “chinesa”. Este outro ideograma tem origem no termo Sunya ou Sunyata do sânscrito que significa “zero”, “vazio”, e é muito usado na tradição Zen-Budista com esse significado.
Vários dos mestres que queriam introduzir o Karate-Jutsu no Japão, decidiram adotar este outro símbolo e também trocar a expressão “jutsu” (técnica ou arte) por “do” que deriva da palavra chinesa “ tao ” (via, caminho).
Este nome pareceu, então, apropriado já que descreve uma arte de luta sem armas e também duas características importantes do Zen-Budismo: a “mente vazia” (sem preocupações, ódio, inveja ou desejo) e o “caminho”, a “via” que devemos transitar para chegar à iluminação. O passo seguinte foi a adoção do karate-gui , um uniforme igual para todos, branco, e o sistema de faixas e graduações de Kyus (faixas coloridas, da branca até a marrom) e Dans (do 1º ao 10º grau para os faixas pretas) similar ao que era usado no Judô.
No ano de 1933, o Dai Nippon Butokukai, órgão japonês encarregado das artes marciais, reconheceu oficialmente o Karate-Do como arte marcial.
O KARATE MODERNO NO BRASIL
O Karate chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, em 18 de Junho de 1908, quando o navio Kasaato-Maru aportava em Santos-SP. A colônia se instalou primeiro no interior de São Paulo. Durante décadas, professores vindos da terra-mãe ensinavam a "arte da mão vazia" aos jovens nipônicos e aos poucos brasileiros que se interessavam.
Só em 1956 o prof. Mitsusuke Harada organizou a primeira academia na rua Quintino Bocaiúva , no centro da capital Paulista.
Seguindo o exemplo , O Mestre Yoshihide Shinzato imigrou para o Brasil em 15 de janeiro de 1954 e ministrou aulas de Karate-Do em sua casa, para jovens da colônia japonesa. Em 25 de janeiro de 1954 fez demonstração de Karate-Do no Parque Ibirapuera, juntamente com os grupos de folclore de Okinawa e com seu irmão Yuzo, em comemoração aos 400 anos de aniversário da cidade de São Paulo. Em 03 de junho de 1962, fundou a Academia Santista de Karate-Do na Rua Brás Cubas em Santos-SP e em 1970 mudou o nome para Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil. Em 1976 criou a União Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil e em 1992 fundou a
Akamine ( 1958 ), e outros mestres de Karatê fundaram suas academias: Juichi Sagara e Okuda em São Paulo, Yasutaka Tanaka e Sadamu Uriu no
Em 1960, o prof. Akamine fundou a associação brasileira de Karatê ( SP ) e a partir daí essa arte começou a crescer no país.
Em 1972, a equipe brasileira de Karatê ganha destaque internacional. Naquele ano, fomos campeões mundial com Luís Watanabe e no ano seguinte vice-campeão novamente com Watanabe e segundo lugar por equipe no 1º Campeonato Pan-americano realizado no Rio de Janeiro.
Em 1977, o Brasil terminou entre as 8 primeiras equipes no Mundial de Tóquio, no ano seguinte, bicampeão por equipe no Pan-americano de
Em 1983, o Brasil conquistou o 4º lugar no Mundial realizado no Egito.
Gostaria de lembrar que todos estes títulos foram conquistados por atletas de uma mesma organização pois no Brasil nesta época não existiam CBK e nem CBKT.
Karatecas de destaque no início do Karate esportivo no Brasil: Denílson Caribé, Paulo Góis, Ugo Arrigone, Ronaldo
CARACTERÍSTICAS DO KARATE SHOTOKAN
ASPECTOS TÉCNICOS
O Karatê Shotokan se caracteriza pelas posturas baixas e seus bloqueios amplos e poderosos. Seus golpes possuem base muito sólida e seus chutes tendem a ser mais baixos e fortes. É um estilo que exige bastante dedicação e esforço físico.
ARMAS
Não são usadas armas normalmente no Shotokan, embora muitos professores incluam técnicas do Kobudo no seu treinamento.
ASPECTOS FILOSÓFICOS
Por ter sido aperfeiçoado já no século XX, o Karatê Shotokan possui forte influência Zen-Budista. A meditação e os ensinamentos básicos do Zen estão fortemente presentes na conduta dos praticantes, se refletindo no Dojo Kun (juramento ou regras filosóficas de conduta no Dojô).
Dentre todos os estilos de Karatê , o estilo Shotokan é o mais praticado no mundo atualmente.
Fonte karatebarretos.com.br
0 comentários:
Postar um comentário