Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Como está organizado o Karate-Do Tradicional

Como está organizado o Karate-Do Tradicional

A nível mundial, o Karate-Do Tradicional é representado pela "International Traditional Karate Federation" (ITKF), sediada em Los Angeles (EUA), sob o comando do Mestre Hidetaka Nishiyama, que foi aluno direto do Mestre Gichin Funakoshi.

A ITKF, para melhor trabalhar em função do desenvolvimento do Karate, é dividida em três partes: a Comissão Técnica, a Comissão Científica e a Comissão de Arbitragem.

A Comissão Técnica, sob a direção do Mestre Hiroshi Shirai (que mora na Itália), é responsável pela qualidade no ensino do Karate, organizando Gashuku, cursos, seminários, campeonatos, etc., com o objetivo de promover um intercâmbio entre os praticantes de Karate.

A Comissão Científica é composta por médicos desportistas, professores de Educação Física, fisioterapêutas, etc., e é responsável por desenvolver pesquisas sobre Karate e biomecânica, baseados em métodos científicos, com o propósito de melhorar as técnicas, eliminando os movimentos superficiais e criando métodos de treinamento sistemáticos.

A Comissão de Arbitragem tem como objetivo zelar pela aplicação da técnica, sem perder a disciplina e o respeito à integridade física dos lutadores.

A "Confederação Brasileira de Karate-Do Tradicional" (CBKT) é o órgão máximo representante do Karate-Do Tradicional no Brasil, e é filiada à ITKF. Possui 27 federações filiadas, tendo como presidente o Mestre Oswaldo Mendonça Jr, reeleito recentemente em reconhecimento ao belo trabalho desenvolvido em sua primeira gestão. Além disso, a CBKT conseguiu, em novembro de 1996, um feito inédito para o Karate brasileiro, que foi a realização do VIII Campeonato Mundial de Karate-Do Tradicional, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Foi a primeira vez que o Brasil sediou um campeonato mundial de Karate.

O Brasil hoje é uma das lideranças mundiais do Karate-Do Tradicional. Isso se deve ao privilégio de termos no país a presença de grandes mestres como Yasutaka Tanaka, Yasuyuki Sasaki, Yoshizo Machida, Hiroyasu Inoki, Tatsuke Watanabe, Oswaldo Mendonça Jr, Ugo Arrigone, Gilberto Gaertner e Kazuo Nagamine, que têm contribuído enormemente para o desenvolvimento do Karate brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre