Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Origem da SHIDOKAN


A Origem da SHIDOKAN

Em relação a origem da SHIDOKAN, Mestre Katsuya Miyahira disse o seguinte:

Eu nomeei o meu DOJO como SHIDOKAN através dos ensinamentos descritos no Verso 6, Livro VII do Analects, uma crônica de dizeres e feitos de Confúcio e seus seguidores.

Shi* iwaku, michi ni kokorozasi, toku* ni yori, jin* ni yori, gei ni asobu. [Vol. 4, Livro VII, 6]

O mestre disse, “Eu preparo meu coração no Caminho, me baseio na virtude, me apoio na benevolência para servir e tenho meu lazer nas Artes.”.

A meta principal da SHIDO é o aperfeiçoamento do caráter, o qual pode ser alcançado através da prática do Karate baseado na Virtude e na Fraternidade Humana.

SHIDOKAN é o lugar para exercer o Caminho e alcançar a meta principal.

* Shi refere-se a Confúcio

* toku significa o poder de comandar o Amor e o Respeito em harmonia com as Leis da Humanidade

* Jin indica a Fraternidade Humana

Documento fornecido por:

Sensei Nakazone, Koichi - Kyoshi 8º Dan

Okinawa, Dezembro de 2005

Traduzido por:

Maurício Matsuo Oshiro

Santos, Fevereiro de 2006

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre