Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

História do Karatê no Brasil

História do Karatê no Brasil

O karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, no ano de l908 e já que a colônia se instalou primeiro no interior de São Paulo e na capital, nada mais lógico do que aquele estado se transformar no pioneiro do karatê nacional.

Durante décadas, vindos da terra-mãe, os japoneses, dentre eles o professor Akamine, ensinavam a "arte da mão vazia" aos jovens nipônicos e aos poucos brasileiros que se interessavam.

Só em 1956 o professor Mitsuke Harada organizou a primeira academia na rua Quintino Bocaiúva, no centro da capital.

Seguindo o exemplo de Harada, outros Mestres de Karatê fundaram suas academias:

* Juichi Sagara, em São Paulo;
* Yasutaka Tanaka, Sadamu Uriu, no Rio de Janeiro;
* Higashino em Brasília; e
* Eisuku Oishi na Bahia.

Em 1960, o Professor Shikan Akamine fundou a Associação Brasileira de Karatê, em São Paulo e a partir daí essa arte começou a crescer em qualidade e número de adeptos no País.

19 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante pois me ajudou muito no meu trabalho

Anônimo disse...

ameiii axo que vou ganhar um des no trabalho!!!!

Anônimo disse...

isso e interesante para quem pratica a arte não para trabalhos de colégio.

Anônimo disse...

Eu Pratico a arte e Também estou fazendo um trabalho e Acheii muito interessante

Anônimo disse...

eu gostei muito é otimo pro meu trabalho

Anônimo disse...

O karate é praticado desda da 1908 até hj ,2011... É que Shotokan é um dos estilos praticados até hj é respeitado tbm ,pelo mundo todo,eu pratico karate a 20 anos sou faixa preta Skotokan 3 Dan, eu ensino essa nobre arte com muito orgulho é muito prazer Sensei Júlio César Samual

Anônimo disse...

essa historia é muito interessante pois me ajudou muito!!! e despertou um interesse que eu nunca tive na minha vida vou até pensa em fazer aula de karaté*-*

Anônimo disse...

vou tirar total no trabalho

Anônimo disse...

praticava a arte, e as informações me ajudarão no trabalho da faculdade..

Anônimo disse...

Ainda bem que eu achei isso aqui, vai me ajudar muito no meu trabalho.

Anônimo disse...

achei muito legal.....pois tb pratico essa arte e pretendo chegar a faixa preta...ainda estou na verde...adorei conhecer um pouco mais dessa arte.!!!

Anônimo disse...

queria a historia desdo japao como começou

Anônimo disse...

FUI ALUNO DO MESTRE, SEISHI AKAMINE, NO INICIO DO ANO DE 1965, NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE KARATÊ, O MESTRE SENSEI AKAMINE, NÃO ERA SÓ UM MESTRE DA NOBRE ARTE , E SIM UM EXEMPLO DE CIDADÃO, MESTRE TAMBEM NA ARTE DA DIGNIDADE, E EXEMPLO DE VIDA PARA TODOS AQUELES QUE TIVERAM O PREVILEGIO DE SEREM SEUS ALUNOS, FIQUE NA PAZ DO SENHOR GRANDE MESTRE-- 1* SGT EDSON DE AZEVEDO PEREIRA, VETERANO DA LENDARIA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE S. PAULO

Anônimo disse...

bom vcs tem q por mais informaçoes......

Anônimo disse...

Essa informação me ajudará no meu trabalho da escola.......OSS!!!

Anônimo disse...

muito bão me ajudou muito no meu trabalho de escola

Anônimo disse...

Faltou menção ao sensei Taketo Okuda

Anônimo disse...

que ótimo adorei me ajudou d mais

Anônimo disse...

Me ajudou muito ,muito obrigado e continue assim ,espero fazer mais trabalhos nesse site,muito obrigado mesmo

Postar um comentário

tigre

tigre