Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Karate

Karate

O que é

É mais uma arte japonesa, uma das mais populares do mundo seu desenvolvimento se dá graças aos esforços de mestres como Gichin Funakoshi, Chojun Miyagi, Kenwa Mabuni, Kanbun Ueki, Choki Motobu.

A palavra Karate significa "mãos vazias" (Kara-Vazia/ te- Mãos), assim como outras artes japonesas (marciais ou não), é um caminho para o desenvolvimento espiritual (Do). Mais de uma forma geral as formas de luta de Okinawa ficaram conhecidos apenas como " Te"(mãos). Os principais estilos da época eram o Shuri-te, Naha-Te e Tomari-te (nomes originários das cidades onde foram desenvolvidos.

Histórico

A história nos conta que durante a dinastia Ming (1368 a.C. a 1644 a.c.), cinco monges escaparam da destruição do Templo Shaolin. Ficaram conhecidos como " Os Cinco Ancestrais", eles vagaram por toda a China, cada um com o seu tipo de Kung Fu. Vários historiadores acreditam que deste fato surgiu os cinco estilos mais famosos de Kung-Fu: Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Grou.

Em 1393 uma pequena colônia de letrados e a artesões chineses se estabeleceu em Okinawa, a pedido do governo da ilha. Esses imigrantes desempenharam um papel importante na evolução cultural dos okinawanos, ensinando-lhes a escrita chinesa Kanji, e prestando diversos serviços na administração pública do pequeno reino.

O Karatê nasceu na pequena ilha de Okinawa, situada entre o extremo sul do Japão e a ilha de Taiwan (antiga Formosa). Originalmente usava-se o termo Te (mão) ou To-de (mão chinesa) para designar, uma prática de mãos vazias reservada à elite guerreira do castelo de Shuri Com o tempo, o Te se desenvolveu em Okinawa, sofrendo um crescimento acelerado sob fortes influências das artes marciais chinesas. Com a vinda dos coreanos e chineses, estes trouxeram seus estilos de luta que se mesclaram com o nativo fazendo nascer o karatê primitivo.

Em 1868 o Japão entra na era Meiji, que marcou a abolição do antigo sistema feudal e o nascimento de uma nova sociedade.Okinawa sempre manteve a posição de reino semi-independente até pouco depois da restauração Meiji.

No ínicio do século 19, um novo estilo de "Te" surgiu na cidade comercial de Naha, para diferenciar este e outros estilos do Te original, cada forma de combate passou a ser chamadapelo nome da cidade onde havia surgido. É por isso que temos os sistemas" Naha-Te" e "Shuri-Te". De derivações do Shuri-Te e do Naha-Te surgiram os demais estilos praticados na ilha, e posteriormente no Japão. Em Okinawa até a Segunda Guerra Mundial, eram usados os termos "Te" ou "To-de". Os mestres de Okinawa introduziram o estilo deles no Japão, usando os Kanji originais. Só que a pronúncia japonesa (Kun) do Kanji "To-de" é" Kara-te". O kanji "to" evocava abertamente sua origem chinesa. Então os mestres okinawenses, substituiram o kanji antigo pelo kanji " Kara" transformando-o de kara-te (mão da China) em Kara-te (maõ vazia). Daí para a oficialização pela Dai Nippon Butokukai foi um curto passo.

Quando o Karatê de Okinawa foi introduzido no Japão, ainda não era uma forma adaptada a um ensino público. Era ensinado e passado adiante em segredo e poucas pessoas o conheciam. Os exercícios não seguiam uma ordem estabelecida, e nenhuma terminologia havia sido adotada para as diferentes técnicas. Era um embrião ainda, uma forma de combate rudimentar, desconhecida, de uma pequena ilha do Pacífico. Em 1979, o rei Shotai, de Okinawa, foi forçado a abdicar. Então as ilhas Ryu-Kyu, foram anexadas ao arquipélago japonês. Quando Okinawa foi assimilada pelo arquipelago japonês, os jovens okinawenses foram recrutados para o serviço militar.

Na inspetoria médica, os oficiais japoneses, repararam na ótima condição física dos jovens. Quando descobriram, que eles praticavam o To-de, sugeriram à prefeitura de Okinawa a obrigatoriedade, desses exercícios nos programas escolares de educação física. Um fato importante é que Okinawa foi a primeira parte do Japão a entrar em contato com os portugueses, que láintroduziram a arma de fogo, que mudou completamente as técnicas de guerra até então conhecidas.

Como deve ser a conduta no Dojo

É preciso que todo praticante de karatê saiba como se portar dentro do dojo, (local onde se treino), ou mesmo perante um professor ou colega de treino.

Antes de tudo, o local de treino deve ser respeitado, não devendo jamais usar sapatos dentro dele, mesmo que esteja só praticando ginástica.

O aluno mais novo de graduação não deve chamar o mais antigo para treinar luta (kumitê), no caso de ser convidado para treinar, não deve rejeitar mesmo estando cansado, e no caso de estar ferido, dirigir-se primeiro ao local de luta e depois se explicar que está ferido, mas não dizer que não pode.Neste caso o mais antigo é que deve avaliar a situação, de acordo com sua própria experiência.

Durante o descanso das aulas, procurar ficar em atitude de respeito, evitando cruzar os braços e por as mão na cintura.

Em uma aula ou treino de kata, o aluno mais graduado deve corrigir os menos graduados, e os alunos mais novos devem observar os colegas em treinamento.

A atitude de uma pessoa deve ser de acordo com o que pensa a respeito daquilo que está fazendo, mesmo fora do local de treino; aquele que verdadeiramente segue o karatê, como arte, mantém uma atitude de respeito com todos os praticantes. Uma pessoa que já pratica há muito tempo, sabe perfeitamente a atitude que se deve tomar, mas o iniciante normalmente erra e só com o tempo é que vai adquirindo uma boa conduta de lutador. (prof. Daniel Falcão)

Qualidades Físicas

Os atletas precisam desenvolver:

1. Velocidade de reação: para um contra-ataque rápido
2. Velocidade de deslocamento: para a fuga rápida de um ataque
3. Velocidade dos membros (braços e pernas): para golpear
4. Força explosiva: força, a potência do golpe
5. Equilíbrio
6. Resistência ao cansaço
7. Agilidade
8. Rítmo na execução do kata
9. Coordenação motora
10. Flexibilidade

Katas

Katas são exercícios pré-determinados que devem ser executados com bastante concetração e harmonia. Para os leigos, kata é como se fosse um "teatro", em quer o atleta finge lutar com alguém, mas o praticante de Karate, sabe muito bem, que o Kata não é só uma luta imaginária , mas sim a base de um bom lutador de Karate, pois ajuda o praticante conhecer e controlar melhor o seu corpo.

Nos exames de faixa, os atletas são obrigados a saber os katas correspondentes à sua graduação:

Faixa branca: Heian shodan
Faixa amarela: Heian nida
Faixa vermelha: Heian sandan
Faixa laranja: Heian iodan
Faixa verde: Heian godan
Faixa roxa: Teki shodan
Faixa marrom: Bassai-dai; Jion; Kanku-dai

Os katas das faixas roxa e marrom são katas avançados, e os da faixa preta são superiores. Isto acontece por quê no Japão não havia a graduação por cores, apenas branca, marrom e preta.

Abaixo temos os nomes dos katas do karatê estilo Shotokan: Empi, Jitte Hangetsu, Teki-nidan ,Teki-Sandan, Bassai-shô ,Kanku-shô ,Gangaku Sochin, Chinte, Ji in, Nijushiho, Meikyô ,Unsu, Wankan, Gojushiho-dai ,Gojushiho-shô.

Dojo Kun (mandamentos do Karatê)

HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO (Esforçar-se para formação do caráter)
HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO (Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão)
HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO (Criar o intuito de esforço)
HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO (Respeitar acima de tudo)
HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO (Reprimir o espírito de agressão )

Termos mais utilizados

KIHON - é o conjunto de técnicas do Karate. Ex: Mae Geri é um chute, Oi Zuki é um soco, Age Uke é uma defesa e etc..
KUMITE - é o combate propiamente dito, no kumite existem duas modalidades: Shiai - Kumite, se caracteriza-se pela vitória por pontos, a contagem é feita da seguinte maneira, cada golpe perfeito ou seja, um golpe bem aplicado, equivale a um ponto ou ippom e um golpe quase perfeito equivale a meio - ponto ou waza ari, o lutador que 3 pontos vence a luta.
JU-KUMITE -Caracteriza-se pela vitória por nocaute, ou seja, até que um dos lutadores seja derrotado ou desista por não pode continuar mais.
DOJO - local onde se pratica uma arte marcial; academia
KUN mandamento; obrigação
HITOTSU um; uma unidade
JINKAKU caráter; personalidade
KANSEI formação; conclusão; término; acabamento
TSUTOMURU esforçar-se; empenhar-se; tentar arduamente
MAKOTO verdade; sinceridade; honestidade
MICHI caminho
MAMORU obedecer; respeitar; guardar; cumprir; defender
DORYOKU esforço; empenho
SEISHIN espírito; alma; vontade; intenção; mentalidade
YASHINAU alimentar; sustentar; manter; criar
REIGI etiqueta; cortesia; civilidade; boa educação; respeito
OMONZURU respeitar; ter muita consideração em; apreciar; estimar; venerar; honrar
KEKKI impetuosidade; arrebatamento; violência
YU vigor; coragem
IMASHIMURU repreender; proibir; reprimir; conter
KOTO sufixo que transforma a expressão numa ordem

Preposições:

NI para
NO de; do; da
indica objeto direto

Termos usados no Dojo

AKA- vermelho
SHIRO - branco
SHOMEN NI REI- cumprimento para frente
SHINPAN NI REI -cumprimento aos árbitros
OTAGAI NI REI- cumprimento entre os lutadores
SAGATE SUWATE- recuar e sentar
NAKAE- orden para entrar na área da luta
SHOBU IPPON HAJIME- inicia a luta - disputa por um ponto
TSUZUKETE HAJIME -reiniciar a luta
YAME- para a luta
AKA JOGAI IKKAI- vermelho saiu da área de luta uma vez
AKA JOGAI NIKAI SHIRO WAZA ARI- vermelho saiu da área de luta duas vezes - meio ponto para o branco
SHIRO JOGAI NIKAI SHIRO WAZA ARI- branco saiu da área de luta duas vezes - meio ponto para o vermelho
YOWAI- golpe fraco
TORIMASEN -não marcou ponto
AIUCHI- lutadores aplicaram golpes simultâneos
MIENAI- árbitro não viu
ATOSSHIBARAKU- 30 segundos para o fim da luta
SOREMADE- fim da luta
JIKAN - tempo reunião de determinados árbitros auxiliares
FUKUSHIN SHUGO- reunião de todos árbitros auxiliares
HANTEI- decisão dos árbitros
KETEISEN- luta decisiva
KEIKOKU -infração leve
CHUI- infração moderada
HANSOKU- infração grave
TAIDO- conduta anti-esportiva
SHIKKAKU - desclasificado
MUNO SHIKKAKU- desclasificado não sabe karate
WAZA ARI - meio ponto - golpe semi-perfeito
IPPON- um ponto - golpe perfeito
AWASETE IPPON - dois
WAZA ARI- reconhecidos como um
IPPON AKA NO KACHI- vitória do vermelho
SHIRO NO KACHI- vitória do branco
AKA KIKEN SHIRO NO KACHI - desistência do vermelho - vitória do branco
SHIRO KIKEN AKA NO KACHI- desistência do branco - vitória do vermelho

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre