Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

HISTÓRICO DO KARATÊ

HISTÓRICO DO KARATÊ

ORIGENS

O Karatê tem uma forte ligação com o Bodhai-Dharma, (criador da doutrina Zen na Índia). Segundo os historiadores, artes marciais semelhantes tiveram início por volta do ano 520 aC., tendo como ponto de fixação o mosteiro de Honan. Todavia, a base do Karatê que conhecemos hoje, tem suas raízes mais fortes na pequena ilha de Okinawa, situada a sudoeste do Japão.

Segundo se tem notícias, o Karatê teria surgido decorrente das ocupações militares por volta de 1400, quando a ilha fora dividida em três partes : Hokuzan, Hashion e Nansan .Com isso, Sho Hashion, um poderoso senhor de terras local, fortaleceu-se ainda mais e passou a dominar as três partes da ilha. Com o intuito de perpetuar seus domínios, lançou mão de uma promulgação que tratava da proibição total do uso de armas em qualquer parte da ilha. Assim sendo os habitantes de Okinawa, vendo-se privados do uso de armas, aperfeiçoaram-se no "combate das mãos vazias", sendo conhecido o estilo inicialmente como mão de Okinawa e posteriormente Karatê . A própria palavra Karatê explica essa questão : KARA - (Vazio) , TE - (Mão) .


DIFERENTES ESTILOS

De Okinawa originaram-se principalmente três estilos tendo como base a metodologia Te : Shuri-Te, Tomari-Te e Naha-Te. Oriundos de cidades com o mesmo nome (Shuri, Tomari e Naha) Os estilos Shuri-Te e Tomari-Te, fundiram-se mais tarde no estilo Shorin-Ryu e o estilo Naha-Te ficou conhecido como Shorei Tyu.

Atualmente existem mais de quinhentos estilos de Karatê espalhados pelo mundo, devido à divergências relacionadas a origens, metodologias, e assimilações de outras artes marciais .

No Brasil, os estilos Shorin-Ryu e Shotokan são os mais conhecidos, mas podemos também encontrar discípulos de outros estilos, como por exemplo o Goju-Ryu , Kiokushin-kai Oyama , e estilos menos tradicionais como o Karatê Point, que na verdade é mais uma modalidade de Kumite (combate) com proteção, onde o ponto é obtido com o contato do golpe de um Karateca sobre a proteção corporal do oponente, semelhante a proteção utilizada no Taekondo. Proteção essa que não é aceita pelos estilos mais tradicionais de Karatê .


PRIMEIRAS ESCOLAS

Como vimos anteriormente, o Karatê surgiu quase que secretamente, devido a uma necessidade de auto proteção
Devido a esse caráter de semi clandestinidade, o Karatê teve seus primeiros Dojôs em locais ocultos na mata, e seus treinamentos eram sempre a noite . Mesmo porque seus praticantes eram em número reduzido e geralmente o ensinamento era passado somente de pai para filho .

ORIGEM DO ESTILO SHORIN-RYU


Como vimos anteriormente, três estilos diferentes nasceram em Okinawa, por volta do século XVI. Os três estilos foram desenvolvidos a partir de uma metodologia conhecida como "TE".

Um dos principais mestres, dessa forma de luta, foi Shungo Sakugawa. Esses mestre teria ensinado seu estilo a Soken Matsumura, um dos maiores mestres que se tem notícia.


Três principais centros de treinamento cresceram em Okinawa, no decorrer do século XVIII; um deles, situava-se na antiga capital, chamada Shuri, onde a realeza e os nobres viviam; outro em Naha, cidade portuária e o último em Tomari. E a partir daí, cada cidade começou a desenvolver seu próprio estilo.

Shuri-Te

Por ensinar na cidade de Shuri, o estilo "Te" de Sakugawa, ficou conhecido como Shuri-Te. Sakugawa tinha quase 70 anos, quando um jovem, chamado Soken Matsumura começou a treinar com ele. Matsumura revelou-se o melhor aluno que Sakugawa já produzira e, depois da morte deste, tornou-se um dos melhores instrutores do Shuri-te.

Tomari-Te

Tomari localizava-se próxima à pequena aldeia de Kumessura habitada por milhares de militares que possuiam habilidades. Entre elas, incluiam-se artes "externas", vindas do templo Shaolin e os sistemas "internos" que traçavam sua origem de outros locais.

Enquanto o Shuri-te foi influiciado quase exclusivamente pelo estilo mais duro Shaolin Externo, o Tomari incluia uma mistura de sistemas internos e externos.

Um dos primeiros mestres reconhecidos em Tomari-te foi Kosaku Matsumora que ensinou o estilo com o máximo de sigilo. E, assim, somente poucos alunos de Matsumora tinham conhecimento suficiente para passar adiante. Outro importante instrutor foi Kokan Oyadomari, por ter sido o primeiro instrutor do grande Chotoku Kyan.


Naha-Te

Dos três principais estilos de Okinawa da época, o Naha-te foi o que maior influência recebeu dos sistemas internos da China e o que menor contato teve com a tradição externa Shaolin.

O maior mestre de Naha-te foi Kanryu Higashionna. Há evidências de que Higashionna tivesse obtido lições de Matsumura (Shuri-te), mas por curto período de tempo. Higashionna era ainda bem jovem, quando mudou-se para a China, onde permaneceu por muitos anos. Quando retornou a Naha, abriu uma escola que enfatizava técnicas respiratórias dos estilos chineses.


Com o passar dos anos o Shuri-te e Tomari-te evoluíram no estilo Shorin-Ryu, que reconhece a influência do templo Shaolin (Shorin = palavra japonesa para Shaolin).

Foi por volta da era Matsumura que as duas formas de arte mesclaram-se em um só estilo.

O Naha-te se tornou conhecido por Shorey Tyú no auge da popularidade de Higashionna. Foi também nessa época que o estilo começou a mudar sua tendência para ser puramente um sistema de luta interno. Isso foi devido a influência de Motubo Choki. Embora o estilo de Motubo fosse considerado Naha-te, na verdade, não tinha conexão com Higashionna. Quando Motubo tornou-se o líder da Shorey Tyú, ele começou a desenvolvê-lo em uma nova direção.

CAMINHO

BRASIL

O estilo Shorin-ryu de Karatê nasceu em Okinawa e seus precursores das gerações mais recentes foram: Mestre Takarara;Mestre Tode Sakugawa; Mestre Sokon Matsumura; Mestre Anko Itosu e Mestre Choshin Chibana. Atualmente a maior autoridade neste estilo é o Sensei (professor) Katsuya Miahira - 10º Dan que reside em Naha - Okinawa.

No Brasil o estilo foi difundido pelo Sensei Yoshihide Shinzato 9º dan, onde tem como a região de Santos e São Paulo o maior número de praticantes.

PARANÁ

O Professor Frank Oguido através dos ensinamentos do Sensei Yoshihide Shinzato graduou-se em Janeiro de 1.978, a partir deste dedicou-se a prática do Karatê no Paraná difundindo o estilo Shorin-ryu em várias cidades do Paraná como: Sertaneja, Jaguapitã, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Rolândia, 1º de Maio, Sertanópolis e Londrina onde atua com a Academia de Karatê OGUIDO-DOJO.

LONDRINA

A academia de Karatê Oguido-Dojo, com sede à Rua Sergipe nº 1389, com mais de 25 anos de tradição e experiência na formação educacional e ensino de artes marciais, baseia-se fundamentalmente na integração entre corpo e mente trazendo benefícios como: disciplina, auto controle, combate ao stress, desenvolvimento físico e mental, integrando e sociabilizando plenamente o indivíduo ao ambiente em que vive. Outro aspecto é a participação em competições a nível regional, estadual, nacional e internacional elevando o nome da cidade de Londrina e do Estado do Paraná.


QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


A academia OGUIDO-DOJO tem como representantes:
Prof.Frank Oguido-6º Dan - exame realizado em Okinawa /Japão
Prof.Marcelo Oguido - 3º Dan - exame realizado em Okinawa/Japão

SAIBA MAIS

Se você éum apaixonado por karatê, em especial pelo estilo Shorin-Ryu, não deixe de visitar os sites:

LINK
DESCRIÇÃO
http://intermega.com.br/shorinryu/ Site Oficial do Shihan Yoshihide Shinzato...
http://www.geocities.com/Colosseum/Field/8061/ Home-page sobre o estilo Shorin-Ryu de karate...
http://karateshorinryu.vilabol.uol.com.br/ Breve historico da arte marcial, informações...


Fonte: Os textos apresentados nesse site são extraidos de fontes dispostas na internet, assim como de publicações diverssas, em revistas livros e entrevistas, feitas com profissionais da àrea. Se você se sentir prejudicado por qualquer item aqui exposto, sinta-se a vontade em reclamar com o web master. jorgermartins@sercomtel.com.br

4 comentários:

denise machado disse...

Oi, estou procurando o Professor de Karate Ricardo Carvalho de Araujo que está em São Paulo já quase dois anos, favor me enviar notícias e telefone da academia que ele está frequentando, e email,OSS!

Pericles disse...

Tambem gostaria do contato do mestre Ricardo Carvalho. É verdade que esta de volta ao Brasil? Obrigado

Unknown disse...

Denose e Pericles infelismente não tenho nenhuma informação do Professor Ricardo Carvalho de Araujo

Unknown disse...

Sensei Ricardo e sua esposa Noriko retornaram e residem.no Japão desde 1998! Segundo tivemos notícia é capitão na Takudai, onde goza de prestígio por ter sido único "gaijin" tricampeão universitário do Japão!

Postar um comentário

tigre

tigre