Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A competição no Karate-Do Tradicional

A competição no Karate-Do Tradicional

As competições não são o objetivo final do Karate-Do Tradicional. Elas são um meio para que o praticante faça sua auto-avaliação técnica e/ou emocional. Não importa se o indivíduo ganhe ou perca, o relevante é o seu crescimento como praticante e como pessoa.

Com base nos princípios do Budo, o que se analisa (e o que se exige) em uma competição de Karate-Do Tradicional é a eficiência na execução dos movimentos, ou seja, a dinâmica corporal utilizada para se aplicar os golpes, e não tão somente a velocidade ou o contato dos golpes. Isso exige um domínio físico (postura, contração, respiração) e mental (kime, zanshin) por parte do praticante.

Perder-se na beleza dos movimentos ou apenas buscar pontos numa luta não levam à perfeição.

Por isso, no Karate-Do Tradicional não existem divisões de pesos na competição. O atleta cujo físico é pequeno poderá vencer o grande, se for treinado de maneira correta.

As modalidades de competição:

Kata - execução de seqüências pré-determinadas de defesa e ataque, com aplicações (para equipes).
Kumite - combate individual ou por equipes.
Enbu - teatro marcial; aplicação dinâmica das técnicas de Karate (em duplas).
Fuku Go - disputa individual que engloba Kata e Kumite (alternando a cada rodada).

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre