Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Biografia do karate

Tode Sakugawa
(1733 –1815)
Tode Sakugawa

Nascido em 1733 em Shuri , ainda jovem iniciou em 1750 seus estudos da arte marcial okinawense (Okinawa-te) sobre a tutela do monge Takahara Peichin (1683-1760) de Akata.

Um encontro casual fez com que ele conhece o expert em arte marcial chinesa conhecido como Kushanku em 1756. Ele treinou com Kushanku durante 6 anos em Kumemura.

Aos 29 anos de idade recebe uma mensagem de Takahara para que retornasse a Shuri urgentemente e obedecendo ao seu pedido encontra o antigo mestre adoecido, mas a tempo de ouvir seu pedido para que após a sua morte ele o substitua continuando a ensinar tudo o que aprendeu. Dois dias após o encontro, Takahara morre.

Por volta de 1762, mestre Kusanku regressou para a China , e ele volta para Shuri começando a ensinar uma combinação do que aprendeu com os dois mestres, tornando-se com seu sistema de treinamento o primeiro mestre de To-de. Pelos méritos de seus serviços prestados ao rei de Okinawa, exercendo a função de Juiz de Paz, foi honrado com o título de Satonushi.

Muitos de seus alunos tornaram-se grandes mestres, entre eles Okuda, Makabe e Matsumoto.Quando Sakugawa tinha 78 anos, o jovem Sokon Matsumura veio de Shuri e pediu para que o instruísse na arte combate. Com isso a era dos grandes mestres na arte marcial okinawana da escola Shorin começou. Sakugawa morreu em 7 julho de 1815.
Sokon "Bushi" Matsumura
(1809 - 1899)

Sensei Sokon Bushi Matsumura

Sokon Matsumura nasceu na vila Yamagawa (Yamagawa-cho), em Shuri, descendente de uma nobre (shizoku) familia. Começou jovem os seu treinamento com Tode Sakugawa.

Durante sua vida Matsumura trabalhou como conselheiro e guarda costa dos ultimos tres Reis de Ryukyu (Sho-Ko, Sho Iku e Sho Tai). Esta posição permitiu que ele viajasse pra China para diversos templos Shaolins (Fuchou, Satsuma e Fukien), onde estudou artes marciais chinesas: Kempo("boxe chinês"),Jigen-ryu (luta com espada).

Devido a sua grande reputação começa a ficar conhecido como "Bushi" (o guerreiro ) e torna-se em sua época o maior artista marcial de Okinawa. Foi o mais importante discípulo do Mestre Sakugawa (1782-1837) introdutor do To-de (Okinawa-Te). mais tarde treinou com outros mestres: Iwak, Te, Ason.

Notado pelo seu estudo do fisico e também do metafísico, enfatizava a importancia de balancear o desenvolvimento fisico com a educação moral. Ele estudou afundo Confucionismo e era mestre da fina arte da caligrafia.

Sua arte ficou conhecida como Shuri-te (as mão de Shuri), Sensei Matsumura é considerado o fundador do Shorin-ryu e criador dos katas Naihanchi, Pinan, Matsumura no Passai, Chinto,Gojushiho.
Sensei Matsumura desenvolveu e treinou muitos discipulos entre eles Anko Itossu.

Yasutune "Anko" Itotsu
(1831 - 1915)


Yasutune "Anko" Itotsu

Anko Itotsu nasceu em 1831 no vilarejo de Yamagawa em Shuri de Okinawa, e com 16 anos de idade iniciou-se nas artes marciais com o mestre Sokon Matsumura. Com muita cultura, era um estudioso literário e conhecedor dos clássicos chineses e japoneses, tornando-se secretário do rei Sho Tai de Okinawa até a queda da monarquia em 1879.

Em abril de 1901 Itotsu introduz o ensino do karate no curriculo da Escola Primária Jinjo de Shuri.Em 1905 torna-se professor de karate do Colégio Municipal Dai Ichi e do Colégio Municipal de Treinamento de Professores. Já em 1908 escreve para o Departamento Municipal de Educação uma histórica carta, conhecida como "10 artigos sobre Karate", pedindo a introdução do karate como matéria em todas as escolas de Okinawa.

Anko Itotsu simplificou os katas do Sensei Matsumura, dividindo o kata Naihanchi em tres (Shodan, Nidan e Sandan). E dividindo o kata Pinan em tres (Shodan, Nidan e Sandan). É considerado também o criador de Pinan Yondan, Pinan Godan e Itotsu no Passai.

Muitos dos seus discípulos tornaram-se famosos mestres fundadores de estilos e contribuidores na evolução do Karate : Choshin Chibana (1885 - 1869), Kentsu Yabu (1866 - 1937), Gishin Funakoshi (1868 - 1957) e Chomo Hanashiro (1869 - 1945), entre outros.

Choshin Chibana
(1885 - 1969)
Sensei Chosin Chibana

Choshin Chibana nasceu em 5 de junho de 1885, no distrito de Torihori de Shuri.Com 17 anos de idade colocou-se sob a tutela de "Anko" Itosu, proeminente mestre do karate da época. Estudou com Mestre Itosu até este falecer com a idade de 85 anos em 26 de janeiro de 1915. Estydou sozinho durante mais cinco anos, até que abriu finalmente seu dojo no distrito de Torihori na idade de 34. Lá e em seu segundo dojo no distrito de Kumojo da cidade de Naha, trabalhou para ensinar o karate.

Mestre Chibana permaneceu em Okinawa, durante a Segunda Guerra Mundial e quando Shuri foi destruída pelos americanos em 1945, milagrosamente escapou da morte, ficando até 1948 na Península Chinen e retornando para Giho-cho (Shuri) para reabrir sua academia.

Depois da guerra, fica até 1948 na Península Chinen e parte para reiniciar suas aulas do Shorin-Ryu em Giho-cho que é uma parte de Cidade de Shuri. Inicia um itinerário em Naha abrindo academias em Asato, Jiku, Sakayamachi, Mihara e depois em Yamagawa em Shuri. Durante o mês de fevereiro de 1954 até dezembro de 1958, ele era também o Instrutor Chefe de Karate-Do do Departamento de Policia da Cidade de Shuri . Em 5 de maio de 1956, a Federação Okinawa de Karate foi formada e ele foi designado seu primeiro presidente, cargo que ocupou por dois anos.

Choshin Chibana, para melhor distinguir o estilo das outras formas de karate, e preservar os ensinamentos que foi lhe passado pelo seu mestre, Anko Itosu, ele renomeou para Okinawa Shorin-ryu. Funda e torna-se presidente da Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do.

Em 1964, foi constatado que o Mestre Chibana tinha um câncer terminal da garganta. Mas devido a sua dedicação para com a arte do Okinawa Shorin-Ryu, ele continuou ensinando, embora o seu corpo começasse a debilitar com a expansão do câncer. Em 1966 ele foi admitido no Centro de Pesquisa de Câncer de Tóquio para tratamento com radiação em uma tentativa para deter a expansão da doença.

Depois de alguma melhoria, Mestre Chibana retomou o ensino do Okinawa Shorin-Ryu com o seu neto Akira Nakazato. Mestre Chibana teve mais de 5000 alunos e entre eles o Mestre Katsuya Miyahira que foi seu auxiliar.

Afirmava sempre que o karate deveria ser praticado como uma arte marcial e não como um esporte, uma ginástica. Dizia: ¨ Eu penso que nós temos que evitar tratar o Karatê como um esporte, deve sempre ser uma arte marcial ¨. Essa filosofia manteve a verdade e a pureza do Karate de Okinawa.

No final do ano de 1968 a condição do Mestre Chibana piorou e ele retornou ao Hospital de Ohama. Apesar dos esforços dos médicos falece na manhã de 26 de fevereiro de 1969, com a idade de 83 anos.

1 comentários:

Unknown disse...

オラ
Me chamo Pamella Ferreira .
Faço aulas de Karate e esse site me ajuda
muito !
Parabens .
Pesso a ajuda do dono desse site se souber
como posso saber mais
Me adiciona no meu msn
pam.vida.loka@hotmail.com

Com maior prazer aluna
Pamella

Postar um comentário

tigre

tigre