Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

alguns katas

Quanto mais você estudar e praticar no dia a dia os princípios filosóficos do Karate, mais você compreenderá a gravidade ou a grandeza dos seus atos.
"Heian Shodan 21
45s
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas. Paz (Hei) e tranqüilidade(an)


Heian Nidan 26
45s
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas. Paz (Hei) e tranqüilidade(an)


Heian Sandan 20
45s
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas. Paz (Hei) e tranqüilidade(an)


Heian Yondan 27
45s
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas. Paz (Hei) e tranqüilidade(an)


Heian Godan 23
45s
kata básico, desenvolvido para treinamento e aperfeiçoamento de técnicas básicas. Paz (Hei) e tranqüilidade(an)


Tekki-Shodan 29
1m
Executado em linha reta e todo ele em Kiba-Dachi. Aplicação para lutas em barcaças ou onde não se tenha espaço para recuar. " (tetsu = ferro , Ki = cavaleiro ) "Cavaleiro de ferro"

Tekki-Nidan 24
1m
Um bloqueio para baixo e para o lado pode ser muito fortalecido colocando-se a mão do outro braço contra o cotovelo do braço que bloqueia.Faça uma distinção clara entre o bloqueio com agarro e o bloqueio com gancho. " (tetsu = ferro , Ki = cavaleiro ) "Cavaleiro de ferro"

Tekki-Sandan 36
1m
Com este kata pode-se aprender os pontos chaves do bloqueio contínuo de nível intermediário. Não importa quão rápido seja o desempenho, a posição deve ser de força e firmeza, como nos outros katas Tekki’. " (tetsu = ferro , Ki = cavaleiro ) "Cavaleiro de ferro"

Bassai-Dai 42
1m
Impetuosidade, espirito forte e força exuberante estão manifestados neste kata. O karateka deve saber como transformar a desvantagem em vantagem. Penetrar a fortaleza.

Kanku-Dai 65
1m e30s
O karateka tem que fazer uso dos seus próprios limites para conseguir vencer mais de 8 adversários, é o maior kata e busca desenvolver a compreensão de Kyo – falha mental e física e jutsu – alerta. (Kan=olhar,ku=nada,vazio, céu)/

Bassai-Sho 28
1m
Forma curta desenvolvido pelo Mestre Itosu a partir da forma básica Bassai, possui técnicas contra golpes de bastão. Penetrar a fortaleza

Kanku-Sho 47
1m
Forma curta desenvolvido pelo Mestre Itosu a partir da forma básica Kanku-Daí "mirando o sol, universo"

Jiin 35
1m
Provavelmente tem origem de Tomari-te. Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion. Não é um kata muito praticado e Funakoshi ensinou pouco a seus alunos, mas exige alto nível de estudo. "Lugar de piedade" (ji = amor universal, gentil, in = sombra)

Jion 46 1m e 15s Kata onde se demonstra maturidade e equilíbrio espiritual na aplicação dos movimentos, diferencia do Bassai e Kanku onde se demonstra grande força física e espiritual. Budista (ji = amor, gentil; on = bondade)

Jutte(jitte) 29 1m Técnicas contra ataques de bastão. dez mãos"(ju – dez, te = mão)

Sochin 36 1m (so=robusto, vigor, enérgico, chin=suprimir, ficar calmo),"criando raízes" "paz inabalável"

Gojushiho-Dai 54 1m e 15s Exige movimentação harmoniosa utilizando a energia do solo em neko-ashi, portanto exige muito equilibrio e giro do corpo, domínio de keitô uke (cabeça de galo) e contra ataque utilizando-se da energia do corpo em deslocamento e de cima para
baixo.Considerado kata avançado, exige alto domínio de qualidade técnica. "54 movimentos" forma longa

Gojushiho-Sho 54 1m e 15s Transformação de gojushiho-dai, kata que representa defesa contra ataque de bastão; transforma sua mão em uma espada,aplica-se defesa segura conjugada com eficiente contra - ataque; kata cujo treino é recomendado para aquele que domina as técnicas de karatê com maturidade. "54 movimentos" forma curta

Hanguetsu 41 1m Trabalha técnicas de respiração lenta e movimentos em meia lua. "meia-lua" (han = metade , meio, guetsu = lua)

Gankaku 37 1m Os movimentos deste kata lembra um grou apoiado sobre um pé em cima de uma rocha, pronto para lançar-se sobre sua presa. O equilíbrio sobre uma perna só, o chute lateral e o chute com o dorso do punho podem ser devidamente desenvolvidos pela prática deste kata. "Garca sobre a rocha" (gan=rocha, kaku = a garça sobre )

Empi 37 1m Este kata tem posições altas e baixas, leves e facilmente executadas. É ótimo para praticar a rápida inversão das posições do corpo. " O vôo das andorinhas " (en = pássaro, pi = vôo)

Chinte 33 1m Treina técnicas de mão que devem ser suficientes para livrar o karateka de ataques de lutadores mais fortes que ele. "técnicas estranhas" , "mãos estranhas" (chin = estranho, esquisito; te = mão)

Unsu 53 1m Destinado a karatekas de alto nível, seu domínio indica que o karateka está preparado para qualquer tipo de acontecimento. Nuvem e mãos (un = nuvem, su = mão)

Wankan 17 45s Menor número de movimentos "coroação do rei" (wan=rei, Kan=corvo)

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre