Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Escola(Ryu) Shorin de Karate-do

Escola(Ryu) Shorin de Karate-do

A Escola(ryu) Shorin do Karate-do de Okinawa é Karate tradicional e ortodoxo descendente do Shuri-te. Shuri-te era uma arte marcial permitida somente para oficial militar e samurai da dinastia Ryukyu centralizado ao redor do castelo de Ryukyu e foi transmitido como segue: Sokon Matsumura (orientador de artes marciais e diretamente ligado ao Rei>) ==>Anko Itosu (secretario da Família Real) ==> professor Chosin Chibana. Foi denominado Okinwa Carte-do Shorin-ryu na época do Professor Chibana e, atualmente foi sucedida pelo nosso Sensei Katsuya Miyahira.

A escola Shorin é uma arte marcial mais antiga que se desenvolveu no intercambio cultural entre a Dinastia de Ryukyu e as dinastias da China e, “kata” básico da escola shorin “Naihanchi” que conserva nitdamente as caracteristicas de Hokuha Sorin (Shaolin do norte), arte chinesa que objetiva,principalmente, a ofensiva e defensiva montado a cavalo.

Como as características do Estilo Shorin, temos os seguintes pontos principais:
  • O método de respiração, é com postura natural sem mostrar “suki” (momento instantâneo de desatenção, desproteção, descuido, imprudência, precipitação,etc ) e/ou “iro”( cor ou fisionomia do rosto) ao adversário e, é importante dar um movimento rápido com inteligência. Portanto, não pode alterar a cor do rosto e, a respiração e inspiração não podem ser percebidas pelo adversário

  • A aplicação da Força é de dentro pra fora e é importante concentrar a força instantaneamente. Portanto, apesar de que a linha de “enbu” (movimento das partes do corpo durante o exercício de arte marcial) seja reta, para o ataque e a defesa são exigidas agilidade aproveitando o movimento circular e, eles devem ser reunidos em um só movimento com rapidez e inteligência.

  • No nosso estilo Shorin, por causa das suas características, há muito mais pessoas de longa vida, e nas épocas em que diziam que a vida do homem é de cinqüenta anos, os mestres terminavam a vida com mais de oitenta anos. Este fato da convicção de que nosso estilo é uma arte marcial mais apropriada para saúde também.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    tigre

    tigre