Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

sábado, 31 de janeiro de 2009

Origem do Karate brasileiro

Origem do Karate brasileiro
Shobu-ryu (Casa de Lutas) é uma arte marcial criado em 1974 no Brasil, no Rio de Janeiro, pelos Mestres Emerson Martins e Eromilson Mello.

[editar] História do nome do estilo
Inicialmente foi denomidada "Arte Marcial do Brasil". Entretanto, no momento de sua legalização com a Secretária de Esportes da época, cuja direção era feita por algum militar, este rejeitou os documentos entregues, pois estavam dentro de uma pasta "vermelha", e dessa forma diziam que os Mestres faziam parte do partido comunista.
Logo em seguida a Capoeira entrou com um pedido de legalização utilizando o mesmo nome (Arte Marcial do Brasil). Algum tempo depois tentou-se novamente registrar o atual estilo Shobu-ryu com o nome de "Arte Marcial Brasileira",e foi adotado o novo nome "Shobu-Ryu", traduzido: "Casa de Lutas".
Tentou-se batizá-lo com um nome em Português, pois todos os movimentos, nomes de golpes, bases e formas foram nomeados com nomes em português, por causa da facilidade do aprendizado, pois os nomes em japonês eram muito difíceis e complicados, inclusive toda a nomenclatura da anatomia humana foi utilizada.
Após anos sem registro e possuindo uma grande quantidade de Mestres, Professores e Alunos o Sensei de Jiu-Jitsu Monir, do Rio de Janeiro, conversou com o recente Professor Sérgio Queiroz sobre o porque que o estilo não ser registrado, e com muito espanto o Professor decidiu levantar os fatos em relação ao que era denominado.
Após ter descoberto que o estilo realmente não existia oficialmente o Professor conversou com o Sensei Monir que indicou o Sr. Carlos Couto, da Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro, para relacionar todos os documentos necessários para a regularização do estilo. Logo após obter a relação de toda a documentação necessária, o Professor entrou em contato com a diretoria da Federação para que assumisse o caminho que ele havia começado, e logo depois o estilo foi registrado com o nome de "Federação de Artes Marciais Shobu-Ryu".

[editar] Origem
O Mestre Emerson Martins, 6º Dan em Karatê Shorin-Ryu e 5º Dan em Judô, e o Mestre Eromilson Mello, Profº de Taekwondo, uniram-se para criar um novo estilo, mais completo, voltado para a realidade e de grande contato.
Com a união do Shorin e do Taekwondo foi criado um estilo muito ágil, dinâmico e eficaz, que apresentava uma grande variedade de exercícios que abrangem diversas situações, como defesa contra armas, luta contra vários oponentes, manipulação de armas marciais, entre outros.
A grande intenção do Mestre Emerson Martins seria a inclusão do Judô no estilo, tornando assim o estilo completo, mas segundo o próprio, ele necessitaria formar alguns Professores para poder incluir o Judô, pois o programa completo com todos os movimentos, golpes e exercícios era muito grande. Mas por problemas de ordem pessoal ele abandonou o estilo antes de ensinar a última parte do mesmo.

[editar] Representantes
Há representantes do estilo Shobu-Ryu espalhados por vários Estados do país,como: Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Tocantins, Roraima, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Cada Estado possui sua respectiva federação do estilo.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Shobu-ryu"
Postado por Fala amigo !!! às 05:01 0 comentários
Assinar: Postagens (Atom)

1 comentários:

Anônimo disse...

esse Emerson Martins não é um sujeito que vendia diplomas nos anos 70

Postar um comentário

tigre

tigre