Faixas e Graduações
Atualmente vêm-se muitas diferenças de coloração e até mesmo de número de faixas entre os dojos e mesmo dentro do mesmo estilo de Karatê. Os estilos de Karatê possuíam originalmente apenas 2 (duas) classificações: Faixa Branca e Faixa Preta. Elas classificavam o praticante como sendo aluno ou instrutor.
Ocorre que essa classificação era utilizada num período em que as turmas iniciavam seu treinamento praticamente no mesmo período e seguiam juntas até que todos, ou a maioria, atingisse o nível de instrutor (aí então passavam a ter aulas com mestres mais avançados).
Com a massificação e ocidentalização da arte, somados ao grande volume de praticantes, o que gerou a necessidade dos dojos fazerem turmas mistas, houve também a necessidade de identificar essas turmas. Elas nem sempre começavam juntas e quase nunca caminhavam iguais até os níveis mais avançados.
Surgiu-se então a classificação de nível técnico e tempo de treino por cores de faixa começando pelas cores mais claras e escurecendo gradativamente até que o aluno atingisse a faixa preta (que é considerado como nível avançado).
A questão das cores é muito relativa e tem inúmeras interpretações dependendo do estilo e mesmo do mestre. Algumas das teorias mais comuns que justificam as cores são:
- “As faixas vão escurecendo até chegar no preto pois simbolizam a caminhada do praticante para atingir um nível avançado”.
- “A faixa preta simboliza a união do corpo e do espírito além o domínio das técnicas pois o preto é a união de todas as cores”
- “As faixas representam o tipo de técnica que é aprendida em casa fase do treinamento, que vão desde técnicas leves e neutras a fortes e ofensivas”
- “As faixas indicam o grau de responsabilidade pelos demais praticantes e pelo tipo de conduta que o praticante deve ter”
Essas são apenas algumas das mais comuns, com certeza existem outras e com as mais variadas filosofias. Os únicos conceitos que realmente parecem presentes em todas são os de união, equilíbrio e sobriedade.
Isso mostra que não importa o estilo ou mesmo a forma como é praticado, os princípios filosóficos e as bases do Karatê seguem uma mesma linha de pensamento e buscam ideais muito próximos.
O estilo Gojuryu Hakkoku Shobukan foi um dos últimos estilos de karatê tradicional a adotar essa classificação de faixas para determinar o nível técnico e tempo de treino do praticante. Por isso mesmo, segue uma coloração parecida com a maioria dos estilos, mas com algumas diferenças, ou seja, existe um número menor de faixas mas um período maior de permanência do praticante em cada uma delas.
Abaixo a nossa ordem de faixas:
Lista de Katas
Branca Kihon Kata Dai Ichi
Amarela Gekisai Dai Ichi
Azul Gekisai Dai Ni /Gekisai Dai San
Verde Gekiha Dai Ichi / Gekiha Dai Ni / Saifa
Marrom 1º kyu Sehyonchin
Marrom 2º kyu Sanseru / Kakuha / Sanchin
Marrom 3o kyu Shisochin
Preta Sepai
Preta 2o Dan Sesan
Preta 3º Dan Kurunfa
Preta 4º Dan Suparinpei
Para maiores dúvidas com relação a esse assunto, debata o assunto com seu professor e procure sempre ter compreensão das sutilezas da arte, pois nelas estão muitos ensinamentos. Se você não pratica ainda, procure um dojo que atenda o que você busca.
0 comentários:
Postar um comentário