Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

sábado, 17 de janeiro de 2009

As fases Evolutivas

A prática correta do Karatê-Dô obedece a uma metodologia de educação integral. A busca do equilíbrio interior, um dos seus maiores objetivos, desenvolve-se em cinco fases.

1 FASE: Corresponde a inicialização, e vai desde os faixas brancas até o nível de faixa marrom. Sendo esta a fase inicial, é aconselhável que o aluno aceite com humildade todos os ensinamentos e as tarefas, que irão variar conforme a evolução das faixas; nada deve ser rejeitado antes de ser praticado. O iniciante deverá dominar todos os fundamentos básicos de kihon, kata e lutas combinadas, da forma mais pura possível, evitando criar qualquer tipo de vício. E o momento de aproveitar o entusiasmo dos principiantes, incentivando-os a ler os textos que contêm os fundamentos filosóficos dos diversos estilos de Karatê-Dô (Shotokan, Goju-Ryu, Wado.Ryu, etc).

2 FASE: Abrange dos faixas marrons até os faixas pretas de 1° grau. Esta é a fase de auto-avaliação dos conhecimentos básicos assimilados por cada um. Para isso, aconselha-se que o aluno participe de competições, a fim de que vivência vitórias, derrotas e todas as sensações que as acompanham. Como o desempenho físico e a habilidade técnica de cada atleta estão no seu ponto máximo, é o momento de desenvolver o auto conhecimento e a autoconfiança. E importante que o aluno conte com o apoio psicológico necessário para que possa melhorar o seu desempenho,.

3 FASE: Compreende os faixas pretas de 2° ao 4°. Nesta fase, o desempenho físico, técnico e mental em termos de competição atinge o máximo grau de integração. Normalmente os grandes títulos internacionais são obtidos aqui. Entretanto, passada esta fase de máxima ascensão física, segue-se um natural declínio e um desgaste em termos competição. Por isso mesmo se evidencia nesta fase, a necessidade maior apoio psicológico ao atleta e seu domínio do embasamento filosófico das atividades. Isso o auxiliara na compreensão e aceitação de seus limites técnicos, físicos e mentais.

4 FASE: Compreende os faixas pretas de 5° ao 6° graus. É a fase de grande maturidade e completo desenvolvimento do potencial físico; ainda se busca, porém, um estado de maior tranqüilidade mental e completa harmonia cora o mundo e a sociedade. E o momento em que o aluno está apto a transmitir, à comunidade em geral, os conhecimentos que adquiriu. O declínio físico, decorrente da idade, justifica a busca, pelo praticante de Karatê-Dô, de uma visão espiritual que lhe permita manter a eficiência.

5 FASE: Faixas pretas o 7° grau em diante. Esta é a fase de completo aprimoramento. O indivíduo deve Ter desenvolvido todas as suas virtudes, seus valores morais, atingindo então uma grande paz espiritual; é considerada a fase da libertação completa, o (satori). O grau de aperfeiçoamento de sua personalidade lhe permite atuar beneficamente no âmbito social, onde pode agir como revitalizador dos ambientes e como elemento catalisador da harmonia e do fluxo natural dos acontecimentos.

Texto extraido do livro "KARATÊ-DÔ" de Yasuyuki Sasaki

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre