Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

domingo, 25 de janeiro de 2009

goju ryu

A história do Karate Goju Ryu Seigokai do Brasil, inicia-se em Macau, quando um jovem faixa marrom de karate da academia Oh Do Kan em Hong Kong, decide formar em 1966 um seleto grupo de para ensinar-lhes este estilo de Karate nesta colônia portuguesa.

Neste grupo formado por 7 jovens karatecas, figuravam os dois principais introdutores deste estilo no Brasil, que foram o Sr. Luís Alberto Borges da Silva Pedruco e Alberto Carlos Paes D’Assumpção, mais conhecido como Acaio, que chegaram ao Brasil no início dos anos 70 e o Sr. Américo Machado de Mendonça (Puchy), em 1974.

Em Julho de 1970 chega o professor Luís Pedruco, após um breve estágio no Japão para comunicar ao grande mestre Seigo Tada a sua missão de abrir o primeiro Dojo no Brasil.

Em Novembro do mesmo ano inicia o ensino do karate Seigokan na Academia Samurai situada no bairro de Copacabana e poucos meses depois une-se a ele o professor Acaio.

Após uma breve estada de 8 meses (Novembro a Julho) nesta academia, se transferiram para o Olaria Atlético Clube (de 1972 à 1973) onde ficaram por 1 ano e em seguida para a Associação Cristã Feminina, por mais 2 anos ( de 1973 a 1975).

Deve-se ressaltar a participação de outros instrutores vindos também de Macau como, Puchy, Irmãos Novo e o Armando Silvestre.

Em Março de 1975 após um tremendo esforço de dedicação e investimento destes 2 pioneiros, foi finalmente inaugurada a Academia Seigokan de Karate, na rua Francisco Muratóri, 59 na Lapa. Talvez o período mais fértil da Seigokan até então, pois em Junho de 1976 aconteceu a primeira visita do Mestre Seigo Tada ao Brasil, formalizando a representação do Goju Ryu Seigokai neste país.

Durante esta visita, o primeiro faixa preta da Seigokan é graduado, o Sr. Leonardo Carion.

O Brasil, a exemplo de Macau, também exportou para os Estados Unidos o instrutor Marcos Collaço que introduziu o Karate Goju Ryu Seigokai no estado da Califórnia, em 1977, oficializada como representação em Julho de 1979 na visita do instrutor Marcos Collaço ao Japão. Atualmente ele é o representante da Goju Ryu Seigokai nos Estados Unidos.

Na ocasião da primeira visita do Grande Mestre Seigo Tada, a família da Seigokan do Brasil era formada de aproximadamente 50 membros. Em sua segunda e última visita em Outubro de 1993 já éramos mais de 300 membros e 10 associações que ensinavam o Karate Goju Ryu Seigokai.

A academia na rua Francisco Muratóri, 59 encerra as suas atividades em 1978 quando vários de seus faixas pretas optaram por expandir o estilo pelo Estado do Rio de Janeiro.

Foram abertos vários dojos como no Clube Internacional de Regatas com o Prof. Acaio, na A.C.M com os irmãos Novo, na cidade de Magé com o instrutor Leonardo Carion e o Brasil Nikkei Dojo com o instrutor Roberto Takeshi Fukuchi.

A Goju Ryu Seigokai do Brasil cresceu muito a partir da segunda visita do Mestre Seigo Tada em Outubro de 1993, onde ficou por 15 dias promovendo visitas aos dojos do Rio de Janeiro, cursos para o incremento técnico dos professores e alunos e exames de faixa.

A convite do Grande Mestre Seigo Tada, o Brasil Dojo pode mostrar o seu progresso levando uma equipe de atletas para o 50º Torneio Internacional de Karate da Japan Karate Do Seigokai, quando se comemorava o Jubileu de Ouro da J.K.S, em julho de 1995 e a representação brasileira sagrou-se campeã neste histórico evento, repetindo a façanha dois anos depois vencendo o último torneio organizado pelo saudoso Grande Mestre Seigo Tada, que veio a falecer em 17 de Setembro de 1997.

Atualmente o Goju Ryu Seigokai está difundido em várias regiões do estado ( Magé, Guapimirim, Resende, Macaé, Rio das Ostras, Itaperuna, Casemiro de Abreu, Valença e a Cidade do Rio de Janeiro).

Está presente também em outros estados como, Espírito Santo, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

O Karate Goju Ryu Seigokai continua em expansão esperando atingir em breve a sua presença em outros países da América do Sul.

1 comentários:

Anônimo disse...

parei há muitos anos hj tenho 34,na época tinha 21,mesmo assim tenho vontade de voltar,treinei no último dojo da A.C.M ,na época com lúcio ferraz,depois larguei,mas pretendo voltar sim um abraço !!!!

ossss

Postar um comentário

tigre

tigre