Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

domingo, 25 de janeiro de 2009

Bushido - O Código de Honra Samurai


Bushido - O Código de Honra Samurai
Gi – Justiça
Yun – Bravura
Jin – Benevolência
Makoto – Verdade
Rei – Polidez
Meiyo – Honra
Chuugi – Lealdade

“Ser guerreiro é...

Saber que não existem atalhos para o destino. E que em hipótese alguma, haverá vitória sem luta, e não haverá luta sem adversários.

A derrota, para o guerreiro, nada mais é que o adiamento da inevitável vitória. O Guerreiro é, por natureza própria, perseverante. Pensa em desistir mas não desiste, pensa em fugir mas não foge, pensa em vingança mas não vinga. Se sente medo, não o deixa dominá-lo, tampouco deixa invadi-lo, o conhece apenas para evitá-lo.

Assim, através do autodomínio, alcança a plenitude do não-pensamento, onde o Tudo se torna Vazio, e o guerreiro se torna um com esse vazio, restando apenas a infinita compreensão com o todo.

Alcançou seu objetivo, se tornou um com seu caminho. E deste ponto em diante, do alto de seu Satori*, sabe que nada é impossível. Não há e nem haverão de existir barreiras insuperáveis, inimigos invencíveis, ou caminhos que não possam ser percorridos. E também sabe que, quando se quer alguma coisa, o universo inteiro conspira a seu favor.

Fazendo a vida valer a pena, tentando sempre, desistindo jamais. Tornando o sonho verdade, o erro em acerto, a barreira em passagem, o desespero em solução. Verdadeiro, simples, decidido e objetivo. Compreende a todos, mesmo sabendo que é incompreendido. Com coragem, através da honra, e pela sabedoria, sempre!”

*Satori: estado de iluminação intuitiva procurado no zen-budismo

Texto enviado pelo Sempai Daniel Nozaki, de autoria desconhecida mas que traduz muito bem o verdadeiro espírito Bushido.

OSS!

2 comentários:

Marileia disse...

Fantástica essa referencia; conceito...
Parabéns pela postagem.

Amanda Alcantara - Jornalista, Karateka e Estudante de Educação Física disse...

Suas postagens são excelentes. Devo ressaltar que poucos na internet de hoje escrevem com tanto comprometimento como tenho visto aqui no seu blog. Obrigada por todas essas verdades. Me inspiraram a buscar cada vez mais conhecimentos para montar meu próprio blog.

Postar um comentário

tigre

tigre