Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

domingo, 25 de janeiro de 2009

goju ryu

A história do Karate Goju Ryu Seigokai do Brasil, inicia-se em Macau, quando um jovem faixa marrom de karate da academia Oh Do Kan em Hong Kong, decide formar em 1966 um seleto grupo de para ensinar-lhes este estilo de Karate nesta colônia portuguesa.

Neste grupo formado por 7 jovens karatecas, figuravam os dois principais introdutores deste estilo no Brasil, que foram o Sr. Luís Alberto Borges da Silva Pedruco e Alberto Carlos Paes D’Assumpção, mais conhecido como Acaio, que chegaram ao Brasil no início dos anos 70 e o Sr. Américo Machado de Mendonça (Puchy), em 1974.

Em Julho de 1970 chega o professor Luís Pedruco, após um breve estágio no Japão para comunicar ao grande mestre Seigo Tada a sua missão de abrir o primeiro Dojo no Brasil.

Em Novembro do mesmo ano inicia o ensino do karate Seigokan na Academia Samurai situada no bairro de Copacabana e poucos meses depois une-se a ele o professor Acaio.

Após uma breve estada de 8 meses (Novembro a Julho) nesta academia, se transferiram para o Olaria Atlético Clube (de 1972 à 1973) onde ficaram por 1 ano e em seguida para a Associação Cristã Feminina, por mais 2 anos ( de 1973 a 1975).

Deve-se ressaltar a participação de outros instrutores vindos também de Macau como, Puchy, Irmãos Novo e o Armando Silvestre.

Em Março de 1975 após um tremendo esforço de dedicação e investimento destes 2 pioneiros, foi finalmente inaugurada a Academia Seigokan de Karate, na rua Francisco Muratóri, 59 na Lapa. Talvez o período mais fértil da Seigokan até então, pois em Junho de 1976 aconteceu a primeira visita do Mestre Seigo Tada ao Brasil, formalizando a representação do Goju Ryu Seigokai neste país.

Durante esta visita, o primeiro faixa preta da Seigokan é graduado, o Sr. Leonardo Carion.

O Brasil, a exemplo de Macau, também exportou para os Estados Unidos o instrutor Marcos Collaço que introduziu o Karate Goju Ryu Seigokai no estado da Califórnia, em 1977, oficializada como representação em Julho de 1979 na visita do instrutor Marcos Collaço ao Japão. Atualmente ele é o representante da Goju Ryu Seigokai nos Estados Unidos.

Na ocasião da primeira visita do Grande Mestre Seigo Tada, a família da Seigokan do Brasil era formada de aproximadamente 50 membros. Em sua segunda e última visita em Outubro de 1993 já éramos mais de 300 membros e 10 associações que ensinavam o Karate Goju Ryu Seigokai.

A academia na rua Francisco Muratóri, 59 encerra as suas atividades em 1978 quando vários de seus faixas pretas optaram por expandir o estilo pelo Estado do Rio de Janeiro.

Foram abertos vários dojos como no Clube Internacional de Regatas com o Prof. Acaio, na A.C.M com os irmãos Novo, na cidade de Magé com o instrutor Leonardo Carion e o Brasil Nikkei Dojo com o instrutor Roberto Takeshi Fukuchi.

A Goju Ryu Seigokai do Brasil cresceu muito a partir da segunda visita do Mestre Seigo Tada em Outubro de 1993, onde ficou por 15 dias promovendo visitas aos dojos do Rio de Janeiro, cursos para o incremento técnico dos professores e alunos e exames de faixa.

A convite do Grande Mestre Seigo Tada, o Brasil Dojo pode mostrar o seu progresso levando uma equipe de atletas para o 50º Torneio Internacional de Karate da Japan Karate Do Seigokai, quando se comemorava o Jubileu de Ouro da J.K.S, em julho de 1995 e a representação brasileira sagrou-se campeã neste histórico evento, repetindo a façanha dois anos depois vencendo o último torneio organizado pelo saudoso Grande Mestre Seigo Tada, que veio a falecer em 17 de Setembro de 1997.

Atualmente o Goju Ryu Seigokai está difundido em várias regiões do estado ( Magé, Guapimirim, Resende, Macaé, Rio das Ostras, Itaperuna, Casemiro de Abreu, Valença e a Cidade do Rio de Janeiro).

Está presente também em outros estados como, Espírito Santo, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

O Karate Goju Ryu Seigokai continua em expansão esperando atingir em breve a sua presença em outros países da América do Sul.

1 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre