Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Kobudo

O que é Kobudo?

Kobudo (Ko = Antigo, Budo = Caminho Marcial) se refere às artes marciais japonesas criadas antes da restauração Meiji (1868), estilos criados pelos samurais, em uma época que a perícia marcial era a diferença entre a vida e a morte.

Alguns estilos clássicos sobrevivem até nossos dias, chegando intocados no século XXI. A oportunidade de praticar estes estilos é rara, mesmo no Japão, pois os dojos são extremamente fechados, tanto a japoneses quanto a ocidentais. O sensei Ramón Cabrera pertence a um dos mais importantes estilos de Kobudo do Brasil, tendo sido autorizado pelos Sokes (Grandes mestres) destas tradições a representá-las e ensiná-las para os alunos do Dojo Shotokaikan.

Dentre as armas existentes no Kobudo, estão:
BO
O BO é uma haste comprida, de mais de um metro e meio (geralmente deve ser alguns centímetros maior do que o praticante), torneado com madeira resistente.
O BO era utilizado para o transporte de mercadorias pelos pescadores da Ilha de Okinawa. Com a proibição do uso de armas, desenvolveu-se como arma de defesa.
Nunchaku
O Nunchaku também conhecido como So-setsu-Kon, é uma arma proveniente de uma ferramenta agrícola que servia para o preparo dos cereais, separando o grão da palha por meio de batimentos.
O Nunchaku é talvez, a arma que mais popularizou-se no Ocidente.
Compõe-se de duas hastes de madeira unidas por uma corda (usa-se muito a corda de para-quedas pela sua maleabilidade e leveza).
Tunqua
Arma utilizada originalmente para separar a casca do arroz, foi transformada em arma dos agricultores contra ladrões.
Kama
A Kama, por vezes escrita como "Gama" é outra arma de nítida origem agrícola. Trata-se de uma foice de cabo comprido utilizada para a ceifa de cereais. Seu feitio é diferente da foice ocidental pois sua curvatura começa no cabo. A Kama é uma arma temível; podem ser utilizadas aos pares, ou uma só contra o BO, Espada ou qualquer outra arma.
EKU (remo)
O EKU era realmente usado como remo e daí vem o seu nome. Também era utilizado como arma de defesa.
Shinai (Espada de bambu)
Esta espada é feita de bambu e é usada na prática do Kobudo e Kendo. Ela não mata mas também machuca bastante. É muito utilizada em treinos de Kobudo no lugar da Katana, que é mortal.

O uso de utensílios agrícolas como armas foram técnicas de defesa criadas para evitar a invasão inimiga.

A espada (katana) é uma arma que, diferente das armas oriundas do trabalho na agricultura, é pertencente a uma arte nobre criada especialmente para a guerra.

Katana
Quando pensamos nos Samurais, automaticamente nos lembramos dela, a Katana...
Seria injusto não disponibilizarmos um pequeno histórico sobre essa legendária arma japonesa. Navegue para a próxima matéria... 

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre