Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

DEFESA PESSOAL, SHOTOKAI E O SIM

DEFESA PESSOAL, SHOTOKAI E O SIM

Quando o ser humano apareceu na face da Terra, eram um animal fraco, que se tivesse crescido isolado acabaria por extinguir-se como espécie. Nem a sua inteligência nem as suas habilidades manuais teriam sido de grande utilidade nestas circunstâncias. Felizmente não era apenas apenas inteligente, era também gregário, o que o fez viver em comunidade, se assim não fosse o mais certo seria que tivesse desaparecido da face da Terra. Consciente desta fraqueza face ao meio, ou por instinto, viu-se obrigado a unir-se para sobreviver e é graças a esse instinto que chegámos onde estamos hoje.

Mas a vida em sociedade fez-nos esquecer-se a importância de estarmos unidos e começamos a dar demasiada importância ao superficial e não ao essencial. Isto leva a que em muitos casos lutemos em áreas diferentes para obter uma posição superior, posição que na maioria de casos, deriva da nossa própria vaidade e insegurança, sem nos darmos conta de que estes actos trazem com eles a semente do isolamento. Esquecemo-nos de que mesmo o mais poderoso e o mais inteligente acima acaba por ser reduzido e vencido quando não há ninguém, ou muito poucos à sua volta.

Eu acredito que, como instrutores de Shotokai, nós nunca devemos esquecer aquilo que é mais básico na existência humana, nós somente podemos avançar em sociedade. Se não formos capazes de nos unirmos, como poderemos ensinar alguém a proteger-se? Mas para estar unido a outros eu devo compreender algo básico, que os interesses de todos são mais importantes do que os interesses pessoais de cada um. Não se trata de renunciar ao que cada um considera importante, Trata-se de procurar o que é comum a todos para podermos sobreviver e avançar. Somente isto ajudará o Karate-do a sobreviver até ao fim dos tempos.

A união é a forma de preservação que os seres humanos usaram se o princípio dos tempos e é a forma mais básica de defesa pessoal que os indivíduos usaram durante gerações e é a própria vida própria que nos ensina que somente aquele que age pelos seus semelhantes perdura.

Creio que é este o propósito do SIM.

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre