Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quinta-feira, 5 de julho de 2012

História do Karatê no Japão

Extraído do livro Karatê-Dô - Uma Introdução, de Ubiratan Bezerra

O karatê (arte chinesa de luta) foi introduzido no Japão por volta de 1627 a 1644 por um chinês de origem nobre, de nome Chen Yuan Ping (ou Gen Pin Chin), o qual, juntamente com o karatê, introduziu também o sai (bastão), o qual foi posteriormente adotado pelas forças policiais, com pequenas modificações, transformando-se no jittesai.
Em 1902, o Ministério da Educação do Japão autorizou a Prefeitura de Okinawa a incluir o karatê como parte do programa educacional a ser ministrado em suas escolas públicas, o que contribuiu para que o karatê se tornasse mais popular.
Em 1906, um grupo de karatecas liderados por Gichin Funakoshi efetuou a primeira demonstração pública de karatê de que se tem registro, em Okinawa, na inauguração do novo prédio da Prefeitura.
Posteriormente, este mesmo grande Mestre de Karatê (Gichin Funakoshi) - que nasceu em Shuri/Okinawa, no ano de 1869, tendo iniciado seus treinamentos de karatê com 11 anos e sido aluno dos Mestres Itosu e Azato -, foi convidado pela Prefeitura de Okinawa a realizar, em 1916, a primeira demonstração pública de karatê fora de Okinawa, no Centro de Artes Marciais da cidade de Kyoto, no Japão.
Em Março de 1921, Funakoshi é novamente encarregado pela Prefeitura de Okinawa para organizar uma nova demonstração pública de karatê, desta vez para o futuro Imperador do Japão (na época o príncipe herdeiro) em caminho para uma viagem à Europa.
Em função do sucesso daquela demonstração Sensei Funakoshi foi convidado para participar, em 1922, da primeira demonstração atlética em Tókyo, sob os auspícios do Ministério da Educação.
Naquele mesmo ano, Sensei Funakoshi publica o primeiro livro de karatê de que se tem notícia, sob o título "Ryu Kyu Kempo: Karatê", o qual foi republicado no ano seguinte, em edição revista e ampliada, sob o título "Rentan Goshin Karatê-Jitsu".
A acolhida recebida em Tókyo e o sucesso das apresentações efetuadas levou Funakoshi a retornar em 1923, fixando residência na capital japonesa.
Nos primeiros anos de sua estada em Tókyo, Funakoshi alugava "dojos" de Judô e Kendô para dar aulas de karatê, que também eram realizadas em várias universidades e até mesmo na Kodokan, a Meca do Judô.
Com o crescente aumento da popularidade do karatê, em 1936 é fundada a Shotokan (significando Casa de Shoto, sendo Shoto o pseudônimo de Funakoshi em suas obras literárias), o que, além de vir a tornar-se em um dos marcos mais importantes da história do Japão, transformar-se-ia também no nome do estilo de karatê praticado.
Naquela época, Funakoshi abandona a denominação Tang-Te e modifica a interpretação dos caracteres da palavra karatê pela sua correspondência japonesa a mãos vazias, alteração esta levada pelo profundo sentimento anti-chinês reinante no Japão e que veio a ser aceita por todos em pouco tempo, até mesmo pelos tradicionais Mestres de Okinawa.
Para reforçar esta nova interpretação dos componentes da palavra karatê, Funakoshi utilizava da seguinte figura de retórica: "Da mesma forma que a superfície polida de um espelho reflete tudo que é colocado à sua frente e como um vale calmo e tranqüilo propaga sons quase inaudíveis, deve o praticante de karatê manter sua mente vazia de egoísmo e maldade, de forma apta a perceber e reagir adequadamente às situações com as quais venha a se defrontar".
Este é o significado de kara ou vazio em karatê.
Ainda em 1936, Funakoshi publica o seu livro mais famoso: "Karatê - Dô Kyoran (The Master Text)", continuando a desenvolver um intenso trabalho em prol da consolidação do karatê no Japão, culminando com a criação, em 1948, da Japan Karatê Association (JKA), da qual foi o primeiro Instrutor Chefe.
Gichin Funakoshi morreu em abril de 1957, com idade de 88 anos, deixando como legado um memorável trabalho desenvolvido em prol do engrandecimento do Karatê-Dô, razão pela qual é reconhecido por muitos como o principal responsável pelo desenvolvimento do Karatê-Dô moderno.
Dentre seus alunos destacaram-se:
  • Masatoshi Nakayama - que o sucedeu como Instrutor Chefe da JKA - já falecido;
  • Shigeru Egami - Presidente/ Instrutor da Shoto-Kan da Japan Karatê - Dô Shoto-Kay;
  • Masutatsu Oyama - Fundador e Instrutor Chefe do Kyokushinkay;
  • Hirozaku Kanazawa - fundador e Instrutor Chefe da Shotokan Karatê International - SKI;
  • Hidetaka Nishiyama;
  • Taiji Kase;
  • Keinosuke Enoeda; e
  • Teruyuki Okazaki - Instrutor Chefe da JKA para as Américas.

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre